sábado, 28 de novembro de 2015

Homilia: I Domingo do Advento - Ano C

 Santo Ambrósio
Comentário sobre o Salmo 118
“Cristo é o caminho para os que buscam a Deus”

O que é santo e teme ao Senhor não bisca outra coisa a não ser a salvação de Deus, que é Cristo Jesus. Ama-lhe, deseja-lhe, e tende para ele com todas as suas forças. Alimenta sua memória, a ele se abre, com ele transborda, e somente teme uma coisa: perder-lhe. Por isso, quanto maior é o desejo da alma sedenta de unir-se ao seu Salvador, tanto mais lhe consome a espera. E este zelo, é verdade, produz uma diminuição da fragilidade, mas realiza, ao mesmo tempo, uma elevação da virtude. Pela qual o justo, depois de ter dito: Minha alma está sedenta de ti, acrescenta: Minha alma está unida a ti, e tua destra me sustenta.
Quem tem sede, deseja sempre estar junto da fonte, e lhe parece não ter outro anseio e aspiração que o da água, cujo simples contato lhe sacia. Quando tua destra sustenta a minha alma e lhe comunica um pouco de sua fortaleza, a torna o que não era, até o ponto de poder dizer: Eu vivo, porém já não sou eu, é Cristo que vive em mim. Um exemplo te demonstrará que este desfalecimento é produzido pela grande intensidade do desejo: Minha alma, diz, se consome, e deseja os átrios do Senhor. Como a alma se consome ansiando a salvação de Deus, é Jeremias que nos ensina: A palavra do Senhor era em minhas entranhas um fogo ardente, fechado em meus ossos; tentava contê-lo, e não conseguia. Inflamado por este mesmo desejo afirma Davi: Consumo-me suspirando pela tua salvação, e espero em tua palavra.
Esperou na palavra, anunciada como próxima de chegar, e que pode identificar-se com a Palavra de Deus; ou esperou na palavra aquele que deu fé à palavra celeste, e que anunciava a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, ou proclamava sua glória. Então, o profeta, refletindo no que tinha lido, e reconhecendo que, enquanto permanecia no corpo e como que ligado a esta vida pelos vínculos do desejo, estava afastado da salvação de Deus, anelava, desejava, consumia-se e se aprofundava em afetos, para ver se conseguia ser posse daquele por quem suspirava, como ele mesmo diz: Desabafo diante dele minhas preocupações. Consome-se seu espírito, ou melhor, consome-se o espírito de todo aquele que se renuncia a si mesmo para unir-se a Cristo.
De fato, Cristo é o caminho para os que buscam ao Senhor. Desejemos também nós, com ardor, aquela salvação eterna de Deus. Não amemos o dinheiro, que é o amor dos avaros. Que se eleve nossa alma, desconfiando de suas próprias forças, e aderindo-se à salvação de Deus, que é Cristo, o Senhor Jesus. Ele é a salvação, a verdade, a fortaleza e a sabedoria. Quem desconfia de si mesmo para aderir-se a esta Força, perde o que lhe é próprio para receber o que é eterno.



Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 529-530. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia da Carta a Diogneto para este domingo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário