terça-feira, 22 de maio de 2018

Papa Paulo VI será canonizado em outubro

No último sábado, dia 19 de maio, o Papa Francisco presidiu um Consistório Ordinário Público para causas de Canonização, quando definiu que o Papa Paulo VI será canonizado no próximo dia 14 de outubro, no contexto do Sínodo dos Jovens.


Giovanni Battista Montini nasceu em 26 de setembro de 1897 em Concesio (Itália). Foi ordenado sacerdote em 29 de maio de 1920, incardinado na diocese de Bréscia.

De 1922 a 1954 trabalhou na Cúria Romana, exercendo diversos cargos na Secretaria de Estado, em estreita colaboração com o Papa Pio XII. Em 12 de dezembro de 1954, recebeu a ordenação episcopal como Arcebispo de Milão.

No Consistório de 15 de dezembro de 1958, o Papa São João XXIII o criou Cardeal, com o Título Presbiteral dos Santos Silvestre e Martinho ai Monti.

Em 21 de junho de 1963, após a morte de João XXIII, foi eleito o 262º Papa da Igreja Católica, assumindo o nome de Paulo VI.


Seu pontificado foi marcado pela conclusão e aplicação do Concílio Ecumênico Vaticano II, pelo progresso no diálogo ecumênico e pela defesa da vida e da família. Foi o primeiro Papa da Era Moderna a viajar fora da Itália.

Paulo VI morreu em 06 de agosto de 1978, Festa da Transfiguração do Senhor, na residência papal de Castelgandolfo.

Foi beatificado pelo Papa Francisco no dia 19 de outubro de 2015, no contexto do Sínodo da Família.


Juntamente com o Papa Paulo VI serão canonizados ainda outros cinco Beatos: Oscar Arnulfo Romero Galdámez (Bispo e Mártir), Francesco Spinelli (Sacerdote), Vincenzo Romano (Sacerdote), Maria Katharina Kasper (Virgem) e Nazaria Ignazia de Santa Teresa de Jesus (Virgem).

Informações: Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário