quarta-feira, 7 de março de 2018

Papa Paulo VI será canonizado

Foi anunciado na manhã de hoje, 07 de março de 2018, que o Papa Francisco autorizou a publicação do decreto que confirma o segundo milagre realizado pela intercessão do Beato Paulo VI, Papa (nascido Giovanni Battista Montini), que será canonizado.


Giovanni Battista Montini nasceu em 26 de setembro de 1897 em Concesio (Itália). Foi ordenado sacerdote em 29 de maio de 1920, sendo incardinado na diocese de Bréscia.

De 1922 a 1954 trabalhou na Cúria Romana, exercendo diversos cargos na Secretaria de Estado, em estreita colaboração com o Papa Pio XII. Em 12 de dezembro de 1954, recebeu a ordenação episcopal e foi nomeado Arcebispo de Milão.

No Consistório de 15 de dezembro de 1958, o Papa São João XXIII o criou Cardeal, com o Título Presbiteral dos Santos Silvestre e Martinho ai Monti.

Em 21 de junho de 1963, após a morte de João XXIII, foi eleito o 262º Papa da Igreja Católica, assumindo o nome de Paulo VI.

Seu pontificado foi marcado pela conclusão e aplicação do Concílio Ecumênico Vaticano II, pelo progresso no diálogo ecumênico (foi o primeiro Papa a encontrar-se com o Patriarca de Constantinopla após o cisma de 1054 e o primeiro a encontrar-se com o Arcebispo de Canterbury) e pela defesa da vida e da família.


Foi o primeiro Papa da Era Moderna a viajar fora da Itália, prática continuada por seus sucessores. Visitou os cinco continentes, incluindo a Terra Santa, Índia, Estados Unidos, Portugal, Turquia, Colômbia, Uganda, Filipinas, Austrália, etc.

Paulo VI morreu em 06 de agosto de 1978, Festa da Transfiguração do Senhor, na residência papal de Castelgandolfo.

Foi beatificado pelo Papa Francisco no dia 19 de outubro de 2015, no contexto do Sínodo sobre a Família.


Provavelmente sua canonização ocorrerá em outubro, no contexto do Sínodo sobre os jovens. O Papa Francisco divulgará a data, como de costume, na próxima reunião com os Cardeais (Consistório).

Nenhum comentário:

Postar um comentário