domingo, 14 de janeiro de 2018

Homilia: II Domingo do Tempo Comum - Ano B

Santo Atanásio de Alexandria
Sermão em louvor de Santo André
Encontramos o Messias

André foi em busca de seu irmão Simão e partilhou com ele o tesouro de sua contemplação. Conduziu Pedro ao Senhor. Coisa surpreendente. André ainda não é discípulo e já é condutor de homens. Ensinando começa a aprender e adquire a dignidade de apóstolo. Encontramos o Messias. Após tantas noites de insônia à margem do Jordão, agora encontramos o objeto de nossos desejos.

Pedro foi rápido ao atender este chamado. Era o irmão de André e adiantou-se cheio de fervor com o ouvido atento. Tomando a Pedro consigo, André leva ao Senhor seu irmão segundo a natureza e o sangue, para que se beneficie de seu ensinamento. É a primeira façanha de André. Fez crescer o número de discípulos, apresentou Pedro, em quem Cristo encontrará o chefe de seus discípulos.

Isto é tão verdade que, quando, mais tarde, Pedro tenha uma conduta admirável, a deverá ao que André havia semeado. Porém, o louvor dirigido a um recai igualmente no outro. Porque os bens de um pertencem ao outro, e cada um deles se glorifica com os bens do outro.

Que alegria Pedro buscou para todos quando respondeu rapidamente a pergunta do Senhor, rompendo o silêncio embaraçoso dos discípulos! Segundo o povo, disse Jesus, quem é o Filho do homem? Então, como se fosse a língua dos que tinham sido interrogados, e como se todos respondessem por ele, disse sozinho em nome de todos: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Em uma frase proclamou ao Mestre o seu desígnio de salvação. Admirável harmonia das palavras. Aquelas que André utilizou para levar a Pedro, as subscreve o Pai desde o céu ao inspirar semelhantes a Pedro. André tinha dito: Encontramos o Messias. O Pai disse a Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 370-371. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Para ler uma homilia de Santo Ambrósio para este domingo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário