quarta-feira, 31 de maio de 2017

Nota de falecimento: Cardeal Lubomyr Husar

Faleceu no fim da tarde de hoje, aos 84 anos, o Cardeal Lubomyr Husar (Любомир Гузар), Arcebispo Emérito de Kiev-Halic, Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana de 2001 a 2011.


Dom Lubomyr nasceu em 26 de fevereiro de 1933 em Lviv, na época território da Polônia. Sua família mudou-se para a Áustria em 1944, devido à II Guerra Mundial e em 1949 para os Estados Unidos da América.

Em 30 de março de 1958 foi ordenado sacerdote para a Eparquia Católico-Ucraniana de Stamford (EUA). Enquanto fazia seu Doutorado em Teologia em Roma, ingressou na Ordem dos Monges Ucranianos Estuditas, professando os votos no dia 24 de junho de 1973.


No dia 02 de abril de 1977, foi ordenado Bispo pelo então Arcebispo-Maior Josef Slipyj, sem porém o consentimento da Santa Sé. A questão só foi resolvida em 1996. Neste meio tempo, foi Arquimandrita da Ordem Estudita (1978-1994) e Exarca do Exarcado arquiepiscopal de Kiev-Vyshhorod.

Em 22 de fevereiro de 1996, o Papa São João Paulo II confirmou sua ordenação episcopal e ofício, concedendo-lhe ao mesmo tempo a sede titular de Nisa na Lícia. Em 14 de outubro do ano seguinte, é nomeado Bispo Auxiliar de Lviv, que na época era a sede da Igreja Ucraniana.

Com a morte do então Arcebispo Maior, Cardeal Myroslav Ivan Lubachivsky, o Sínodo da Igreja Ucraniana elege Dom Lubomyr como novo Arcebispo Maior, no dia 25 de janeiro de 2001. Menos de um mês depois o Papa João Paulo II o cria Cardeal no Consistório de 21 de fevereiro de 2001 (o mesmo no qual o Papa Francisco foi criado Cardeal), concedendo-lhe o título de Santa Sofia a Via Boccea, a igreja dos ucranianos em Roma.


No dia 21 de agosto de 2005 mudou a sede do Arcebispado Maior de Lviv para Kiev, tornando-se então Arcebispo Maior de Kiev-Halic, uma vez que Kiev tornara-se a nova capital do país.

Apresentou sua renúncia ao Papa Bento XVI no dia 10 de fevereiro de 2011, motivada sobretudo por um grave problema de visão. No fim da vida, praticamente cego, rezava a Divina Liturgia de memória.

Mesmo após sua renúncia continuou sendo uma figura muito importante na Igreja Católica Ucraniana, sobretudo nos recentes conflitos do país com Rússia. Era considerado uma “autoridade moral” inclusive por não-católicos.

"Concede, ó Senhor nosso Deus, o descanso eterno à alma do teu servo, nosso irmão Lubomyr, que chamaste desta vida à tua presença. Que eterna seja sua memória!"
"Вічная пам'ять!"
(Oração da Liturgia Bizantina pelos falecidos)

Dom Lubomyr na Sexta-feira Santa de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário