sábado, 7 de janeiro de 2017

Homilia: Solenidade da Epifania do Senhor

São Basílio Magno
Sermão sobre a geração de Cristo
Recebamos também nós essa imensa alegria em nosso coração

A estrela veio para acima de onde estava o Menino. Por isso os magos, ao verem a estrela, transbordaram de alegria. Recebamos também nós essa imensa alegria em nossos corações. É a alegria que os anjos anunciam aos pastores. Adoremos com os magos, demos glória com os pastores, dancemos com os anjos. Porque hoje nasceu um Salvador, que é o Messias, Senhor. O Senhor é Deus: Ele nos ilumina, porém não na condição divina, para atemorizar nossa fragilidade, mas na condição de escravo, para gratificar com a liberdade aos que gemiam debaixo da escravidão. Quem é tão insensível, quem tão ingrato, que não se alegre, não exulte e não se deleite com tais notícias? Esta é uma festa comum a toda a criação. Que se concedam ao mundo dons celestiais, o Arcanjo é enviado a Zacarias e a Maria, forma-se um coro de anjos que cantam: Glória a Deus no céu, e na terra paz aos homens que Deus ama.
As estrelas despencam do céu, alguns magos abandonam sua pátria, a terra o recebe em uma gruta. Que todos ofertem algo, que nenhum homem se mostre ingrato. Festejemos a salvação do mundo, celebremos o dia natalício da natureza humana. Hoje ficou cancelada a dívida de Adão. Já não se dirá mais: És pó e ao pó retornarás, mas: “Unido ao que vem do céu, serás admitido no céu”. Não será mais dito: Terás filhos com dor, pois é bem-aventurada aquela que deu à luz ao Emanuel e os peitos que o amamentaram. Justamente por isso um menino nos nasceu, um filho nos foi dado: ele leva nos ombros o principado.
Junte-se você também aos que, desde o céu, receberam alegres ao Senhor. Pensa nos pastores manando sabedoria, nos pontífices adornados com o dom da profecia, nas mulheres transbordando de júbilo: assim quando Maria é convidada a alegrar-se por Gabriel, assim quando Isabel sente João saltar de alegria em seu ventre. Ana que falava da boa notícia, Simeão que o tomava nos braços, ambos adoravam no Menino ao imenso Deus e, longe de desprezar o que viam, exaltam a majestade de sua divindade. Pois a força divina se tornava visível através do corpo humano como a luz atravessa o cristal, refulgindo ante aqueles que tinham purificados os olhos do seu coração. Com os quais oxalá também nós nos encontremos, contemplando face a face a glória do Senhor como em um espelho, para que também nós transformem-nos em sua imagem com resplendor crescente, pela graça e benignidade de nosso Senhor Jesus Cristo, a quem seja dada a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amém.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 47-48. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de Santo Hilário de Poitiers para esta Solenidade clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário