segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Ângelus do Papa: Solenidade da Santa Mãe de Deus 2017

Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus
50º Dia Mundial da Paz
Papa Francisco
Ângelus
Domingo, 1° de janeiro de 2017

Bom dia, amados irmãos e irmãs!
Nos últimos dias pousamos o nosso olhar de adoração sobre o Filho de Deus, que nasceu em Belém; hoje, Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, dirigimos o olhar para a Mãe, mas vendo ambos na sua íntima ligação. Este vínculo não se esgota no acontecimento de ter gerado e de ter sido gerado; Jesus «nasceu de mulher» (Gl 4,4) para uma missão de salvação, e a sua Mãe não foi excluída de tal missão mas, ao contrário, a ela associada intimamente. Maria está consciente disto, portanto não se fecha a considerar unicamente a sua relação materna com Jesus, mas permanece aberta e atenta a todos os acontecimentos que se verificam ao redor d’Ele: conserva e medita, perscruta e aprofunda, como nos recorda o Evangelho de hoje (cf. Lc 2,19). Já pronunciou o seu «sim», oferecendo a sua disponibilidade para participar no cumprimento do plano de salvação de Deus que, «desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos» (Lc 1,51-53). Agora, silenciosa e atenta, procura compreender o que Deus quer dela no dia a dia.

A visita dos pastores proporciona-lhe a ocasião para entender alguns elementos da vontade de Deus que se manifesta na presença destas pessoas humildes e pobres. O evangelista Lucas nos narra a visita dos pastores à gruta com uma sucessão incessante de verbos que exprimem movimento. Assim reza: eles partem sem hesitar, encontram o Menino com Maria e José; vendo-oreferem aquilo que d’Ele lhes fora dito e, finalmente, glorificam a Deus (cf. Lc 2,16-20). Maria segue atentamente esta passagem, o que dizem os pastores, o que lhes aconteceu, porque já vê nisto o movimento de salvação que há de brotar da obra de Jesus, e adapta-se, pronta para qualquer pedido do Senhor. Deus pede a Maria que seja a Mãe do seu Filho unigénito, e também que coopere no plano de salvação, a fim de que nela, serva humilde, se cumpram as grandes obras da misericórdia divina.

E eis que, como os pastores, enquanto contemplamos o ícone do Menino no colo da sua Mãe, sentimos aumentar no nosso coração um sentimento de profundo reconhecimento em relação àquela que deu ao mundo o Salvador. É por isso que, no primeiro dia de um novo ano, lhe dizemos:

Obrigado, ó Santa Mãe do Filho de Deus, Jesus, Santa Mãe de Deus!
Obrigado pela tua humildade, que atraiu o olhar de Deus;
obrigado pela fé com que recebeste a sua Palavra;
obrigado pela coragem com que disseste «Eis-me aqui»,
esquecendo-te de ti mesma, fascinada pelo santo Amor,
fazendo-te uma só com a sua esperança.
Obrigado, ó Santa Mãe de Deus!
Intercede por nós, peregrinos no tempo;
ajuda-nos a percorrer o caminho da paz.
Amém!


Fonte: Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário