quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Papa nomeia novo Arcebispo de Cracóvia

Na manhã de hoje, 08 de dezembro, o Papa Francisco aceitou a renúncia por limite de idade do Cardeal Stanisław Dziwisz ao cuidado pastoral da Arquidiocese de Cracóvia na Polônia.


O Cardeal Dziwisz nasceu em 27 de abril de 1939 em Raba Wyżna, Polônia. Foi ordenado sacerdote em 23 de junho de 1963, incardinado na Arquidiocese de Cracóvia. Dentre outros ofícios, exerceu a função de secretário do Arcebispo, Karol Wojtyła, a quem acompanhou a Roma quando este foi eleito Papa.

Permaneceu durante todo o pontificado de João Paulo II como seu secretário pessoal. Em 19 de março de 1998 o Papa o ordenou Bispo, recebendo a sede titular de Sancti Leonis.


Após a morte de João Paulo II, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo de Cracóvia em 03 de junho de 2005 e o criou Cardeal no Consistório de 24 de março de 2006, concedendo-lhe o Título Presbiteral de Santa Maria “del Popolo”.

Recentemente acolheu o Papa Francisco em sua Arquidiocese por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.

Como novo Arcebispo de Cracóvia o Papa nomeou Dom Marek Jędraszewski, até então Arcebispo de Łódź.


Dom Marek nasceu em 24 de fevereiro de 1949 em Poznań. Foi ordenado em 24 de maio de 1973, incardinado na Arquidiocese de Poznań.

Em 1997 o Papa João Paulo II o nomeou Bispo Auxiliar de Poznań, conferindo-lhe ao mesmo tempo a sede titular de Forum Popilii. Em 2012 o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo de Łódź.

Atualmente é o Vice-Presidente da Conferência Episcopal Polonesa.

 Somos muito gratos ao cardeal Dziwisz por todo o seu trabalho junto à João Paulo II e à frente da Arquidiocese de Cracóvia. E, ao mesmo tempo, desejamos a Dom Marek um frutuoso ministério à frente desta importante Arquidiocese!

Nenhum comentário:

Postar um comentário