sábado, 3 de dezembro de 2016

Homilia: II Domingo do Advento - Ano A

Santo Agostinho
Sermão 109
Convertei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus

Escutamos o Evangelho, e no Evangelho ao Senhor revelando a cegueira daqueles que são capazes de interpretar o aspecto do céu, porém são incapazes de discernir o tempo da fé em um Reino dos Céus que já está chegando. Ele dizia isto aos judeus, mas as suas palavras afetam também a nós. E o próprio Jesus Cristo começou a pregação de seu Evangelho desta forma: Convertei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus. Da mesma forma João o Batista, seu Precursor, começou assim: Convertei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus. E agora o Senhor corrige aqueles que se negam a converterem-se, já estando próximo o Reino dos Céus. O Reino dos Céus - como Ele mesmo afirma - não virá de uma maneira surpreendente. E acrescenta: O Reino de Deus está no meio de vós.
Que cada um receba com prudência as advertências do Precursor, se não quer perder a hora da misericórdia do Salvador, misericórdia que se concede no contexto atual, em que ao gênero humano se oferece o perdão. Precisamente ao homem se presenteia o perdão para que se converta e não exista a quem condenar. Isto Deus decidirá quando chegue o fim do mundo; mas de momento nos encontramos no tempo da fé. Se o fim do mundo encontrará ou não aqui a alguns de nós, eu o ignoro; possivelmente não encontre a nenhum. O certo é que o tempo de cada um de nós está próximo, porque somos mortais. Andamos no meio de perigos. Assustam-nos mais as quedas do que se fôssemos de vidro. E existe algo mais frágil do que um vaso de cristal? Mas, contudo, conserva-se e dura séculos. E mesmo que se possa temer a queda de um vaso de cristal, não existe medo de que a velhice ou a febre o afete.
Somos, portanto, mais frágeis do que o cristal, porque devido, sem dúvida, a nossa própria fragilidade, cada dia nos espreita o temor dos numerosos e constantes acidentes inerentes à condição humana; e ainda que estes temores não cheguem a se concretizar, o tempo corre: e o homem que pode evitar um golpe, poderá também evitar a morte? E se consegue escapar dos perigos exteriores, conseguirá evitar também os que vêm de dentro? Algumas vezes são os vírus que se multiplicam no interior do homem, outras é a enfermidade que se abate subitamente sobre nós; e mesmo que o homem consiga ver-se livre destas taras, a velhice acabará finalmente por chegar a ele, se moratória possível.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 27-28. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de Eusebio de Cesareia para este domingo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário