sábado, 1 de outubro de 2016

Homilia: XXVII Domingo do Tempo Comum - Ano C

 São Cirilo de Jerusalém
Catequese sobre a fé e o símbolo
A fé realiza obras que superam as forças humanas

A fé, embora por seu nome seja uma, possui duas realidades distintas. Existe, de fato, uma fé pela qual se crê nos dogmas e que exige que o espírito examine e a vontade concorde com determinadas verdades; esta fé é útil para a alma, como afirma o próprio Senhor: Quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna e não será julgado; e acrescenta: Aquele que crê no Filho não está condenado, mas passou da morte para a vida.
Ó grande bondade de Deus para com os homens! Os antigos justos certamente conseguiram agradar a Deus empregando para este fim os longos anos de sua vida; mas o que eles conseguiram com o seu dedicado e generoso serviço de muitos anos, isso mesmo Jesus concede a ti realiza-lo em um só instante. Se realmente crês que Jesus Cristo é o Senhor e que Deus o ressuscitou dentre os mortos, alcançarás a salvação e serás levado ao paraíso por aquele mesmo que recebeu em seu reino o bom ladrão. Não desconfies nem duvide se isso vai ser possível ou não: aquele que no Gólgota salvou o ladrão por causa de uma única hora de fé, ele mesmo salvará também a ti se creres.
A outra categoria de fé que o Espírito concede não consiste somente em uma fé dogmática, mas também naquela outra fé capaz de realizar obras que superam toda possibilidade humana. Quem tem esta fé poderia dizer a uma montanha que viesse até aqui e viria. Quando alguém, guiado por esta fé, diz isto e crê sem duvidar em seu coração que aquilo que diz se realizará, então ele recebeu o dom desta fé.
É desta fé da qual se afirma: Se tiveres fé como um grão de mostarda... Porque assim como o grão de mostarda, mesmo que pequeno no tamanho, está dotado de uma força semelhante a do fogo e, plantado ainda que seja em um lugar pequeno, produz ramos tão grandes que as aves do céu podem se abrigar neles; assim também a fé, quando enraíza na alma, em poucos instantes realiza grandes maravilhas. De fato, a alma iluminada por esta fé consegue conceber em sua imaginação uma imagem de Deus, e chega até mesmo a contemplar o próprio Deus na medida em que isso é possível; lhe é dado percorrer os limites do universo e ver, antes do fim do mundo, o juízo futuro e a realização dos bens prometidos.
Procura, portanto, chegar àquela fé que de ti depende e que conduz ao Senhor quem a possui, e assim o Senhor também te dará aquela outra que atua acima das forças humanas.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 731-732. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de São João Cassiano para este domingo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário