segunda-feira, 3 de outubro de 2016

A Viagem do Papa à Geórgia e ao Azerbaijão

Entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro de 2016 o Papa Francisco realizou sua décima sexta Viagem Apostólica fora da Itália, com destino à Geórgia e ao Azerbaijão.

Estes dois países da região do Cáucaso possuem uma minoria de católicos (ver estatísticas no final da postagem): na Geórgia a maioria é composta de cristãos ortodoxos, enquanto que no Azerbaijão a predominância é de muçulmanos.

Esperamos que a visita do Papa Francisco possa fortalecer o diálogo com a Igreja Ortodoxa da Geórgia. Embora algumas iniciativas tenham sido tomadas pelo Patriarca Ilia (Elias) II nos últimos anos, o Sínodo da Igreja permanece ainda bastante reticente em relação ao diálogo ecumênico.

Papa Francisco com o Patriarca Ilia
O Papa João Paulo II visitou ambos os países: a Geórgia nos dias 8 e 9 de novembro de 1999; e o Azerbaijão nos dias 22 e 23 de maio de 2002)

Programação da viagem:

Sexta-feira, 30 de setembro: o Papa chegou à capital da Geórgia, Tbilisi. Após um encontro com o Presidente da República e autoridades civis, o Santo Padre dirigiu-se à sede do Patriarcado Ortodoxo para encontrar-se com o Patriarca Ilia II. Os compromissos do dia encerraram-se com o encontro com a comunidade católica caldeia.

Sábado, 01 de outubro: pela manhã, o Papa celebrou a Santa Missa da memória de Santa Teresinha do Menino Jesus no Estádio M. Mekshi em Tblisi. À tarde ocorreram encontros com os sacerdotes e religiosos e com os agentes de caridade. Por fim, ocorreu ainda uma visita à Catedral Ortodoxa Svetitskhoveli.

Domingo, 02 de outubro: o Papa dirigiu-se pela manhã para o Azerbaijão. O primeiro compromisso no país foi a Santa Missa na igreja da Imaculada no Centro Salesiano na capital Baku. Na parte da tarde ocorreram o encontro com o Presidente da República e autoridades civis, a visita ao Monumento aos Mortos pela Independência e, por fim, um encontro inter-religioso com a comunidade muçulmana e representantes de outras religiões.

O Papa com o líder da comunidade muçulmana no Azerbaijão
Alguns dados sobre a Igreja na Geórgia:
Número de católicos: 112 mil (2,5% da população)
Circunscrições eclesiásticas: 1
Paróquias: 32
Bispos: 2
Presbíteros: 28
Religiosos não sacerdotes: 2
Religiosas: 37
Seminaristas: 14
Escolas católicas: 2
Universidades católicas: 1
Ambulatórios: 9
Casas para anciãos e deficientes: 1
Orfanatos: 1
Centros de apoio à família: 2
Outras instituições: 2

Alguns dados sobre a Igreja no Azerbaijão:
Número de católicos: 570 (0,01% da população)
Circunscrições eclesiásticas: 1
Paróquias: 1
Bispos: não há
Presbíteros: 7
Religiosos não sacerdotes: 3
Religiosas: 7
Seminaristas: 1
Escolas católicas: 1
Casas para anciãos e deficientes: 1

Nos próximos dias postaremos as homilias e as fotos das celebrações litúrgicas ao longo da viagem do Papa.
O Papa solta uma pomba na Geórgia

Nenhum comentário:

Postar um comentário