domingo, 11 de setembro de 2016

Homilia: XXIV Domingo do Tempo Comum - Ano C

São Pedro Crisólogo
Sermão 168
“Cristo nos buscou na terra; nós devemos busca-lo no céu”

Ocorre sempre, essa é a verdade, que, ao encontrar o que tínhamos perdido, inauguramos um novo caudal de alegria, e nos é mais grato falar do perdido que não ter perdido o que com empenho guardamos. No entanto, esta parábola é mais uma ponderação da misericórdia divina que a constatação de um costume humano; e expressa uma grande verdade. Abandonar as grandes coisas e amar as coisas pequenas é próprio do poder divino, não da cobiça humana: pois Deus chama ao ser o que não existe, e de tal forma vai à busca do perdido, que não despreza o que deixa; e de tal maneira encontra o perdido, que não perde o que estava guardado.
Não se trata, portanto, de um pastor terreno, mas celestial; e esta parábola tomada globalmente não está fundada sobre ocupações humanas, mas encobre mistérios divinos. O próprio fator numérico o destaca quando diz: Se alguém tem cem ovelhas e perde uma... Já percebes como este pastor sofre a perda de uma ovelha como se todo o rebanho que tinha à sua direita tivesse derivado para a sua esquerda; e por isso, deixando as noventa e nove, vai atrás dessa única, a busca, para encontrar a todas nessa única, para reintegrá-las todas em uma.
Porém, expliquemos o segredo da celestial parábola: esse homem que possui cem ovelhas é Cristo, o bom pastor, o pastor piedoso que em uma única ovelha, a saber, em Adão, havia personificado toda a grei do gênero humano, colocou esta ovelha no ameno jardim do Éden, a colocou em verdes prados. Porém, ela se esqueceu da voz do pastor ao dar ouvidos aos uivos do lobo, perdeu os apriscos da salvação e acabou toda ela costurada de feridas letais. Em busca dela veio Cristo ao mundo, e a achou no seio de um campo virginal.
Veio na carne de seu nascimento e suspendendo-a sobre a cruz, a carregou sobre os ombros de sua Paixão e, no cume da alegria da Ressurreição, levou-a mediante a Ascensão, colocando-a no mais alto da mansão celestial. Reúne os amigos e vizinhos, ou seja, aos anjos, e lhes diz: Felicitai-me! Encontrei a ovelha que tinha perdido.
Felicitam-se e se congratulam os anjos com Cristo pelo retorno da ovelha do Senhor. Não se sentem indignados por vê-la presidir-lhes desde o próprio trono da majestade, pois a inveja foi afugentada do céu com a expulsão do Diabo, nem era possível que o pecado da inveja penetrasse nas mansões eternas através do Cordeiro que tinha tirado o pecado do mundo. Irmãos, Cristo buscou-nos na terra; o busquemos no céu; ele nos conduziu para a glória de sua divindade: o levemos em nosso corpo com toda santidade: Glorificai - diz o Apóstolo - e levai a Deus em vosso corpo. Leva a Deus em seu corpo aquele que não carrega pecado algum nas obras de sua carne.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 714-715. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de São Gregório Magno para este domingo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário