quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Nomeado novo exarca para os católicos bizantinos na Grécia

O Papa Francisco aceitou ontem, dia 02 de fevereiro, a renúncia de Dom Dimitrios Salachas ao Exarcato Apostólico para os católicos de rito bizantino na Grécia.

Dom Dimitrios Salachas
Ao mesmo tempo, o Papa nomeou como novo Exarca o Arquimandrita Manuel Nin, O.S.B., até então Reitor do Pontifício Colégio Grego em Roma, conferindo-lhe ao mesmo tempo a sede titular de Carcabia.

Manuel Nin nasceu em 20 de agosto de 1956 em El Vendrell (Espanha). Ingressou na Ordem Beneditina, professando os votos perpétuos em 1980 e recebendo a ordenação presbiteral em 18 de abril de 1998.

Após a ordenação, foi transferido para Roma para os estudos de Patrologia. Assumiu o ofício de Diretor Espiritual do Pontifício Colégio Grego em Roma e já no ano seguinte (1999), foi nomeado Reitor.


Arquimandrita Manuel Nin

O Exarcato Apostólico para os fieis de rito bizantino na Grécia é uma das 21 igrejas orientais católicas. Porém, devido ao número reduzido de fieis (cerca de seis mil), não possui um Sínodo como a maioria das igrejas orientais, estando submetida diretamente à Santa Sé.

Fonte: Santa Sé

Nenhum comentário:

Postar um comentário