sábado, 2 de janeiro de 2016

Homilia: Solenidade da Epifania do Senhor

Santo Agostinho
Sermão 200 - Sobre a Epifania do Senhor
“A pedra angular uniu a si judeus e gentios”

Agora, pois, amadíssimos, filhos e herdeiros da graça, considerai vossa vocação e, uma vez manifestado Cristo aos judeus e aos gentios, juntai-vos a ele com amor incansável como a pedra angular. De fato, nos inícios de sua infância se manifestou tanto aos que estavam próximos como aos que estavam longe. Aos judeus, na proximidade dos pastores; e aos gentios, na distância dos magos. Aqueles chegaram no mesmo dia em que ele nasceu; estes, segundo se crê, no dia de hoje. Manifestou-se a eles, pois, sem que os primeiros fossem sábios nem os segundos justos, pois na rusticidade dos pastores predomina a ignorância, e nos sacrilégios dos magos, a impiedade.
Aquela pedra angular uniu a si uns e outros, que escolheu o néscio do mundo para confundir aos sábios, e chamar não aos justos, mas aos pecadores, para que ninguém, por maior que seja, ensoberbeça-se e ninguém, ainda que seja o menor, perca a esperança. Assim se explica que os escribas e fariseus, ainda que se tinham por muito sábios e justos, ao mesmo tempo em que, lendo os divinos oráculos mostraram a cidade em que havia de nascer (o menino), ao edificar o rechaçaram. Mas como o menino se tornou pedra de alicerce, o que mostrou ao nascer o cumpriu ao morrer.
Juntemo-nos a ele em companhia de outra parede em que estão os restos de Israel, que por eleição gratuita se salvaram. Eles, que haviam de unir-se proximamente, estão simbolizados naqueles pastores, para que também nós, cuja vocação significava a chega de longe dos magos, permaneçamos nele não mais como peregrinos e hóspedes, mas como concidadãos dos santos e familiares de Deus, coedificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Cristo a pedra angular. Ele que fez dos dois povos um só, para que no um amemos a unidade e possuamos uma caridade infatigável, para recuperar os galhos que, provindo da oliveira-brava, também foram enxertados; porém, desgalhados pela soberba, converteram-se em hereges. Poderoso é Deus para enxertá-los de novo!


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 554-555. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também outra homilia de Santo Agostinho para esta solenidade clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário