quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Nomeado Bispo de Paranaguá - PR

O Papa Francisco, nomeou na manhã de hoje Dom Edmar Peron, até então Bispo Titular de Mattiana e Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP), como novo Bispo de Paranaguá (PR).

Dom Edmar Peron
Dom Edmar nasceu em 04 de março de 1965 em Maringá (PR). Estudou Filosofia no Seminário Nossa Senhora da Glória em Maringá e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI em Londrina. Obteve também Mestrado em Teologia dos Sacramentos no Pontifício Ateneu Santo Anselmo em Roma.

Foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1990 pelo então Arcebispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho. Na Arquidiocese de Maringá trabalhou em várias paróquias, foi Diretor Espiritual e depois Reitor do Seminário de Teologia, Coordenador da Comissão Arquidiocesana de Liturgia e professor na PUC-PR em Londrina.

No dia 30 de novembro de 2009 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo Titular de Mattiana e Auxiliar de São Paulo, recebendo a Ordenação Episcopal em 28 de fevereiro de 2010. O ordenante principal foi Dom Jaime Luiz Coelho, Arcebispo Emérito de Maringá. Os co-sagrantes foram Dom Anuar Battisti, Arcebispo de Maringá, e o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.

Ordenação Episcopal de Dom Edmar Peron: Imposição das mãos de Dom Jaime Coelho
Na Arquidiocese de São Paulo, era responsável pela Região Episcopal Belém. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é membro da Comissão de Liturgia.

Recentemente publicamos aqui no blog as fotos de uma celebração presidida por Dom Edmar na Catedral de São Paulo. Para vê-las, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário