quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Mudanças no rito de imposição do pálio

Foi divulgado neste dia 29 de janeiro, que o Papa Francisco deseja mudar o rito de imposição dos pálios aos novos Arcebispos Metropolitanos. Segundo a Rádio Vaticano, Monsenhor Guido Marini, Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, enviou uma carta às Nunciaturas Apostólicas a fim de explicar as mudanças:


O Papa continuará celebrando com os novos Metropolitas a Missa na Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo em Roma, no dia 29 de junho. Neste dia o Papa abençoará os pálios, mas não os imporá aos Metropolitas. Estes receberão os pálios após a celebração, de maneira privada.

A imposição da insígnia será feita então nas respectivas dioceses, em celebração presidida pelo Núncio Apostólico do país, com a presença dos Bispos das dioceses sufragâneas, do clero e do povo de Deus.

A praxe de o pálio ser imposto pelo Papa começou com São João Paulo II e foi mantida por seus sucessores. Com esta mudança feita pelo Papa Francisco volta-se ao que está determinado no próprio Cerimonial dos Bispos, nos nº. 1149-1155.

Imposição dos pálios em 29 de junho de 2014
Segue a entrevista de Mons. Guido Marini à Rádio Vaticano:

Mons. Marini: “Recentemente o Santo Padre – após ter refletido – decidiu realizar uma pequena modificação no tradicional rito de imposição do pálio aos arcebispos metropolitas nomeados durante o ano. A modificação é a seguinte: o pálio, geralmente, era imposto pelo Santo Padre aos novos metropolitas por ocasião da Solenidade dos Santos Pedro e Paulo. A partir do próximo 29 de junho, por ocasião da Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, os Arcebispos – como de costume – estarão presentes em Roma, concelebrarão com o Santo Padre, participarão do rito da bênção dos pálios, mas não haverá a imposição: simplesmente receberão o pálio do Santo Padre em forma mais simples e privada. A imposição será efetuada depois, nas dioceses a que pertencem, ou seja, em um segundo momento, na presença da Igreja local e em particular dos bispos das dioceses sufragâneas acompanhados pelos seus fieis”.

RV: Qual o significado desta alteração?
Mons. Marini: “O significado desta alteração é o de colocar em maior evidência a relação dos bispos metropolitas – os novos nomeados – com a sua Igreja local e assim dar também a possibilidade a mais fieis de estarem presentes neste rito tão significativo para eles, e também particularmente aos bispos das dioceses sufragâneas, que deste modo, poderão participar do momento da imposição. Neste sentido, mantém-se todo o significado da celebração do 29 de junho, que sublinha a relação de comunhão e também de comunhão hierárquica entre o Santo Padre e os novos arcebispos; ao mesmo tempo, a isto se acrescenta – com um gesto significativo – esta ligação com a Igreja local”.

Mons. Guido Marini, Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias

Informações: Rádio Vaticano

Para saber mais sobre o pálio, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário