terça-feira, 20 de janeiro de 2015

A viagem do Papa Francisco ao Sri Lanka e às Filipinas

Do dia 12 ao dia 19 de janeiro de 2015, Sua Santidade o Papa Francisco realizou uma Viagem Apostólica ao Sri Lanka e às Filipinas. Foi a sétima Viagem Apostólica do Papa fora da Itália e a quarta com destino à Ásia.

Logotipo da Viagem do Papa ao Sri Lanka
O Papa partiu de Roma no início da noite do dia 12, chegando ao Aeroporto Internacional de Colombo (Sri Lanka) na manhã do dia 13, onde ocorreu a cerimônia de boas vindas. Ainda neste dia o Papa encontrou-se privadamente com os bispos do país e fez uma visita ao presidente da República. No fim da tarde Francisco participou de um encontro inter-religioso.

No dia 14 ocorreu a Santa Missa para a canonização do Beato José Vaz, primeiro santo do Sri Lanka, em Colombo e a visita ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário na cidade de Madhu, onde o Papa presidiu uma oração mariana.

Na manhã do dia 15 o Papa despediu-se do Sri Lanka e embarcou para as Filipinas, chegando ao Aeroporto de Manila no final da tarde.

Logotipo da Viagem do Papa ás Filipinas
O dia 16 foi marcado pelo encontro com as autoridades no Palácio Presidencial, a Santa Missa com os Bispos, Sacerdotes e Religiosos na Catedral de Manila e o encontro com as famílias.

No dia 17 o Papa dirigiu-se a Tacloban, cidade atingida pelo tufão Yolanda (Hayan) em 2013. Contudo, neste dia a cidade foi atingida por uma tempestade, então a visita do Papa teve de ser abreviada. Houve a celebração da Santa Missa junto ao aeroporto de Tacloban, sob chuva torrencial, e um breve encontro com sobreviventes do tufão Yolanda.

No domingo, dia 18, de volta a Manila, o Papa encontrou-se privadamente com líderes religiosos, encontrou-se com os jovens na Universidade de Santo Tomás e celebrou sua última Missa nas Filipinas, a qual reuniu, apesar da chuva, mais de 6 milhões de pessoas.

Na segunda-feira pela manhã o Papa deixou as Filipinas e voltou para Roma, chegando ao Vaticano no final da tarde.

A chuva marcou a viagem do Papa às Filipinas
Nos próximos dias publicaremos as homilias e as fotos das celebrações litúrgicas presididas pelo Santo Padre durante a Viagem Apostólica. 

Informações: Santa Sé

Nenhum comentário:

Postar um comentário