terça-feira, 28 de outubro de 2014

A férula papal

A férula papal consiste em uma cruz de metal, sem a imagem do Crucificado, sobre um bastão igualmente de metal, que o Papa leva nas celebrações litúrgicas, à semelhança do báculo dos bispos.

Bento XVI com sua férula
Sabe-se que o Papa jamais fez uso do báculo, como indicam textos do Papa Inocêncio III (séc. XIII): “Romanus Pontifex pastorali virga non utitur” (O Romano Pontífice não usa o bastão pastoral) e de seu contemporâneo Santo Tomás de Aquino: “Romanus pontifex non utitur baculo  etiam in signum quod non habet coarctatam potestatem, quod curvatio baculi significat” (O Romano Pontífice não usa báculo... também em sinal de que ele não possui um poder restrito, que a curva do báculo significa).

Provavelmente o uso da férula pelo Papa tem início no século VIII, como indicam algumas pinturas da época. Neste período, o Papa ao tomar posse da Basílica Lateranense, catedral de Roma, recebia a férula do Arcipreste da Basílica de São Lourenço Fora-dos-Muros, como símbolo de seu poder temporal.

No final da Idade Média, introduziu-se um novo formato de férula, encimada por uma cruz de três traves. Seu simbolismo era duplo: as três dimensões da Igreja (militante, padecente e triunfante) e os três múnus episcopais (sacerdotal, profético e régio). Na história recente, há apenas um registro do uso desta férula: São João Paulo II na abertura do Ano Santo da Redenção em 25 de março de 1983.

S. João Paulo II com a férula de três traves (1983)
O uso da férula era muito limitado. O Papa, além de sua posse, a usava apenas durante os ritos de abertura das portas santas nos Jubileus e na consagração de igrejas (nesta, para bater na porta no início do rito e para marcar os alfabetos grego e latino no chão da igreja).

A partir da Missa de encerramento do Concílio Vaticano II, em 08 de dezembro de 1965, o Beato Papa Paulo VI passou a usar a férula em todas as celebrações litúrgicas mais solenes, do mesmo modo que os bispos usam o báculo.

Bv. Paulo VI com sua férula
Contudo, Paulo VI introduziu um modelo totalmente novo de férula, com a imagem do Crucificado, algo nunca usado até então e que fere séculos de tradição. Esta mesma férula, confeccionada pelo artista Lelo Scorzelli, foi usada também por seus sucessores João Paulo I e São João Paulo II (apenas foi feito um modelo mais leve para João Paulo II, em razão de sua saúde).

Bento XVI durante os três primeiros anos de pontificado usou igualmente a férula de Paulo VI. A partir do Domingo de Ramos de 2008, passou a usar uma férula que pertenceu a Pio IX e que foi usada pelos Papas até João XXIII, fiel ao modelo tradicional. Finalmente, nas Primeiras Vésperas do Advento de 2009, passou a usar sua própria férula, doada pelo Círculo de São Pedro, igualmente um modelo tradicional.
Bento XVI com a férula de Pio IX (2009)

O Papa Francisco iniciou seu pontificado usando a férula de Bento XVI. Porém, a partir de sua Posse da Basílica Lateranense, em 07 de abril de 2013, voltou a usar também a férula de Paulo VI, além de mais quatro férulas: um modelo de madeira (08.07.2013), um modelo em metal e madeira com a imagem do Ressuscitado (01.11.2013), um modelo em oliveira da Terra Santa (a partir de 13.04.204) e, por fim, um modelo tradicional em metal prateado (a partir de 17.04.2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário