terça-feira, 27 de maio de 2014

A viagem do Papa à Terra Santa

Nos dias 24 a 26 de maio deste ano, Sua Santidade o Papa Francisco realizou sua segunda Viagem Apostólica fora da Itália, tendo como destino a Terra Santa.

Logotipo oficial da viagem
Os objetivos da viagem foram explicados pelo próprio Papa na Audiência Geral do dia 21 de maio:

Já no próximo sábado começarei a viagem à Terra Santa, o solo onde Jesus viveu. Será uma viagem estritamente religiosa. O primeiro motivo, para me encontrar com o meu irmão Bartolomeu I, na celebração do cinquentenário do encontro de Paulo VI com Atenágoras I. Pedro e André encontrar-se-ão mais uma vez, e isto é muito bonito. O segundo motivo é rezar pela paz naquela terra que sofre tanto. Peço-vos que oreis por esta viagem!

Com efeito, o Venerável Paulo VI foi o primeiro Papa a pisar na Terra Santa desde o próprio São Pedro. Sua viagem, do dia 04 ao dia 06 de janeiro de 1964, marcou a história da Igreja devido ao encontro com o Patriarca de Constantinopla, Atenágoras. Foi o primeiro encontro entre o Bispo de Roma e o Patriarca Ortodoxo desde o Grande Cisma do Oriente em 1054.

Paulo VI e Atenágoras (1964)
Depois de Paulo VI, visitaram a Terra Santa os Papas São João Paulo II (20 a 26 de março de 2000) e Bento XVI (08 a 15 de maio de 2009).

São João Paulo II no Muro das Lamentações (2000)
Bento XVI na Basílica do Santo Sepulcro (2009)
Nos próximos dias publicaremos as homilias do Santo Padre e as fotos das celebrações litúrgicas por ele presididas nestes três dias.

Rezemos para que esta viagem alcance os frutos desejados de paz e de unidade, como indica o próprio lema da viagem: “Ut unum sint!” “Para que sejam um” (Jo 17,21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário