segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Fotos da Missa do Papa na Solenidade de Todos os Santos

No último dia 01 de novembro, Sua Santidade o Papa Francisco celebrou a Santa Missa da Solenidade de Todos os Santos no Cemitério de Campo Verano, em Roma.

Nesta celebração o Santo Padre usou uma nova férula que lhe foi presenteada pelo escultor Maurizio Lauri. Esta férula possui uma imagem do Cristo Ressuscitado, o que fere a tradição de a férula papal não possuir a imagem do Cristo, nem Crucificado, nem muito menos o Ressuscitado. Felizmente, foi a única vez que a usou...

Seguem algumas fotos da celebração, publicadas no Facebook e no site da Santa Sé:

Procissão de entrada
Incensação do altar

Ritos iniciais

Liturgia da Palavra
Evangelho


Homilia


Apresentação das oferendas
Incensação das oferendas
Incensação do altar

Deposição do solidéu
Oração Eucarística
Consagração

Papa Francisco

3 comentários:

  1. caro André Florcovski. Seu blog é incrível, traz fotos e informações valiosas para a vivência de nossa fé e o respeito à sagrada liturgia. porém peço a você uma explicação mais detalhada sobre a férula papal,pois durante muitos anos o papa João Paulo II, o Papa Bento XVI e o próprio Papa Francisco usaram a férula do papa Paulo VI, a qual traz uma imagem de Jesus Crucificado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso da férula papal remonta á Idade Média. Desde o século XIII, aproximadamente, o Papa usava a férula sem a imagem do Cristo. Apenas em 1965 o Papa Paulo VI rompeu com essa tradição, usando a férula com a imagem do Crucificado, que também foi usada por seus sucessores. O Papa Bento XVI buscou retomar o uso tradicional da férula sem a imagem do Cristo. Em breve buscaremos fazer um estudo mais aprofundado do uso e do sentido desta insígnia papal. Continue nos acompanhando!

      Excluir
    2. obrigado, estas informações foram muito úteis. é importante conhecer a tradição da igreja para evitarmos equívocos com nosso maior bem, a Santa Missa, e assim celebrarmos com maior dignidade esses Santos Mistérios.

      Excluir