quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O umeral

O umeral (do latim humerus, ombro) ou véu de ombros, é um véu utilizado pelo sacerdote ou diácono quando porta o Santíssimo Sacramento ou relíquias da Santa Cruz.
Véu umeral branco (para portar o Santíssimo Sacramento)
O sentido do véu na Liturgia é sempre o de proteger uma realidade que é sagrada. Assim, o uso do umeral expressa o respeito pela sacralidade da Eucaristia e da Santa Cruz, que se evita tocar diretamente pelas mãos do ministro. Estas são envoltas no véu para simbolizar que as realidades sagradas não devem ser maculadas pela nossa impureza.

O véu umeral é usado nas seguintes celebrações:

  • Santa Missa da Ceia do Senhor e Celebração da Paixão do Senhor para a Transladação do Santíssimo Sacramento;
  • Procissão na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor (Corpus Christi);
  • Bênção de novo Tabernáculo;
  • Exposição e Bênção com o Santíssimo Sacramento;
  • Exposição de Relíquias da Santa Cruz.
Papa Bento XVI com umeral na Missa in Coena Domini (2012)
Sempre que se expõe o Santíssimo Sacramento (no ostensório ou na âmbula) ou relíquias da Santa Cruz, o uso do umeral é obrigatório. Para tocar o Santíssimo Sacramento, o véu é branco (exceto na Celebração da Paixão do Senhor, quando pode ser branco ou vermelho); para tocar as relíquias da Santa Cruz, o véu é vermelho (ou, na sua ausência, branco).

Véu umeral vermelho (para portar relíquias da Santa Cruz)
O véu umeral é usado sobre a casula ou sobre o pluvial, conforme as rubricas das diferentes celebrações. Comumente na Missa é usado sobre a casula e em celebrações fora da Missa sobre o pluvial, salvo exceções.

Para unir as duas faixas do umeral sobre o peito, facilitando seu manuseio, utiliza-se comumente um feixe de metal (alamar). Alguns modelos possuem ao invés um par de cordões.

Papa Francisco recebe o ostensório de diácono, ambos com umeral

17 comentários:

  1. Venho perguntar a quem me devo dirigir para fazer avaliação de veu umeral muito antigo. 938772598

    ResponderExcluir
  2. Qual é a diferença entre capa pluvial e véu umeral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pluvial é uma capa longa, até os tornozelos, usada em diversas celebrações: procissões, celebração dos sacramentos fora da Missa, bênção do Santíssimo, etc.
      O umeral é um véu bem mais curto, cobrindo apenas os braços, usado apenas para tocar o Santíssimo Sacramento e as relíquias da Santa Cruz.

      Excluir
  3. Andre, um coroinhas pode usar o véu na missa com o bispo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Os véus que os coroinhas usam na Missa presidida pelo Bispo para segurar a mitra e o báculo chamam-se vimpas, e devem ser mais simples que o véu umeral.
      Falamos sobre as vimpas nessa postagem:
      http://pilulasliturgicas.blogspot.com/2014/10/as-vimpas.html

      Excluir
  4. O diácono pode usar Pluvial para casamentos e batizados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ritual do Matrimônio afirma no n. 80 que o sacerdote usa o pluvial e o diácono a dalmática. Sobre o Batismo o Ritual nada menciona, mas podemos aplicar a mesma regra: pluvial apenas para os sacerdotes, dalmáticas para os diáconos.
      A única celebração em que se prevê o uso do pluvial por diácono é na exposição solene e bênção do Santíssimo Sacramento (Ritual do Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa, n. 92).

      Excluir
  5. POR QUE O MINISTRO USA O VÉU UMERAL PARA TOCAR O SANTÍSSIMO E OS FIÉIS PODEM TOCÁ-LO NORMALMENTE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum livro litúrgico prevê que os fiéis toquem o Santíssimo Sacramento exposto no ostensório.

      Excluir
  6. Andre, os santos e santas da Igreja católica, que apresentam o ostensório, deveriam ser representados com o véu umeral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso não há necessidade, pois o ostensório tem uma função apenas simbólica, recordando a devoção eucarística daquele santo.

      Excluir
  7. André existe véu umeral para ministro da eucaristia ? Se for exposto por ministro como deve ser feito ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que você se refira ao Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão (a Instrução Redemptionis Sacramentum indica em seu n. 156 que o termo "ministro da Eucaristia" não deve ser utilizado).
      Não é previsto o uso do véu umeral pelo Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão.
      Se, com a devida autorização do pároco, for necessário que o Ministro exponha o Santíssimo Sacramento, este pode simplesmente abrir o sacrário, expor a âmbula ou cibório sobre o altar ou ainda colocar a hóstia no ostensório, trazendo-a até o altar dentro da teca. Em nenhum desses casos, portanto, se usa o véu umeral.

      Excluir
  8. Por que o umeral é usado com o Ostensório enquanto o sacerdote toca com as mãos a própria hóstia consagrada no rito da Comunhão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Missa, a Eucaristia é consagrada para ser distribuída ("Tomai e comei, tomai e bebei..."). Os gestos do sacerdote foram estruturados ao redor dos gestos de Cristo na Última Ceia: "Tomou o pão em suas mãos, deu graças, o partiu e deu aos seus discípulos...".
      A exposição do Santíssimo Sacramento surgiu apenas em torno ao ano 1000, num período em que alguns duvidavam da presença real do Senhor na Eucaristia. Por isso foram enfatizados uma série de elementos para reforçar o caráter da adoração, como é o caso do véu umeral.

      Excluir
  9. Aprendi que não devo tocar o ostensório, mas na passagem do santissimo eu toco a veste (umeral) na intenção de tocar em Jesus… é errado também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tocamos a Eucaristia quando recebemos a Comunhão, para a qual nos dirigimos processionalmente, em comunidade, após "comungarmos" também da mesa da Palavra de Deus.
      Tocar o ostensório ou o véu umeral são gestos que não fazem parte da tradição cristã.

      Excluir