domingo, 8 de setembro de 2013

O gremial e o manícoto

O gremial (do latim gremium, colo) é uma especial de avental, geralmente de linho branco, utilizado pelo sacerdote para proteger os demais paramentos em algumas celebrações:

Lava-pés na Missa da Ceia do Senhor
Imposição das cinzas (se o sacerdote estiver sentado)
Unção do altar
Unção das mãos do presbítero ou da cabeça do bispo nas Ordenações (Neste caso, só é usado por Bispos)
Unção da fronte na Confirmação (se o sacerdote estiver sentado)
Unção da fronte e das mãos dos enfermos (se o sacerdote estiver sentado)

Papa Bento XVI com gremial para o Lava-pés (2012)
O gremial sempre é utilizado sobre os demais paramentos: a casula (ritos dentro da Missa),  o pluvial (celebrações fora da Missa), a dalmática (Lava-Pés e Dedicação de igreja ou altar celebrados por bispo) ou mesmo sobre alva e estola (Lava-Pés e Dedicação de igreja ou altar celebrados por presbítero).

Papa Bento XVI com gremial em ordenação (2012)
Para facilitar seu uso, o gremial geralmente possui duas faixas, com as quais é amarrado no corpo do sacerdote, na altura da cintura.

O manícoto (do latim manicatus, que tem mangas) é um paramento que protege as veste junto ao punho do sacerdote na unção do altar e das cruzes na Dedicação de igreja. É usado sempre conjuntamente com o gremial.

Papa Bento XVI com gremial e manícoto para unção do altar (2008)
Comumente é utilizado por bispos, mas, extraordinariamente, pode também ser usado por um presbítero, quando este, por especial delegação, dedica uma igreja ou altar.

O manícoto pode ser usado apenas no braço direito ou em ambos. Para manter-se preso ao braço é munido de fitas ou de elástico. Comumente é ornado com uma cruz.

2 comentários:

  1. dalmática pra bispos ? a dalmática não é de uso dos diáconos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A dalmática é a veste própria dos diáconos, mas o Bispo pode usá-la por baixo da casula nas celebrações mais solenes, significando que ele possui a plenitude do sacramento da Ordem.
      Saiba mais aqui: http://pilulasliturgicas.blogspot.com/2013/08/a-dalmatica.html

      Excluir