domingo, 22 de setembro de 2013

Cardeal Piacenza é nomeado Penitenciário-Mor

Sua Santidade, o Papa Francisco, nomeou na manhã de ontem como Penitenciário-Mor da Santa Igreja o Cardeal Mauro Piacenza, até então Prefeito da Congregação para o Clero.

Cardeal Mauro Piacenza
Mauro Piacenza nasceu em 1944 em Gênova (Itália). Ordenado sacerdote em 1969, foi eleito bispo titular e Presidente da Pontifícia Comissão para o Patrimônio Cultural da Igreja em 2003. Em 2007 foi promovido a Arcebispo e nomeado Secretário da Congregação para o Clero.

Em 2010, sucede o Cardeal Cláudio Hummes como Prefeito da Congregação para o Clero, sendo criado Cardeal pelo Papa Bento XVI no mesmo ano, recebendo a Diaconia de São Paulo "alle Tre Fontane".


O Cardeal Piacenza sempre foi um grande defensor da Santa Igreja e em especial da Sagrada Liturgia. Sob sua direção, a Congregação para o Clero publicou dois importantes documentos:

O Sacerdote, ministro da Misericórdia Divina (Subsídio para confessores e diretores espirituais) - 2011


Como Penitenciário-Mor, o Cardeal Piacenza sucede ao Cardeal Manuel Monteiro de Castro, que renunciou por limite de idade (75 anos). Sua função é tutelar a doutrina das indulgências na Igreja e conceder em nome do Santo Padre indulgências especiais quando oportuno.

Gostaríamos de manifestar aqui nosso agradecimento pelo trabalho realizado pelo Cardeal Piacenza na Congregação do Clero, certos de que seu zelo apostólico trará ainda muitos frutos para a Igreja em sua nova missão. Ao mesmo tempo, mantemos-no em nossas orações, dado que é de conhecimento público a fragilidade de sua saúde.
Cardeal Piacenza passa mal durante Missa no Domingo de Ramos (2013)

Como novo Prefeito da Congregação para o Clero, o Santo Padre nomeou Dom Beniamino Stella, Arcebispo Titular de Midila, até então Presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica (responsável pela formação dos Núncios Apostólicos).

Dom Beniamino Stella
Fonte: Santa Sé.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário