quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O cíngulo

O cíngulo (do latim cingulum, cinto) é um cordão, comumente de lã trançada, utilizado por todos os ministros para ajustar a alva à cintura durante as celebrações litúrgicas:

“A alva (...) será cingida à cintura pelo cíngulo, a não ser que o seu feitio a dispense”
(IGMR, n. 336).


Nota-se que, assim como o amito, o cíngulo é dispensável caso a alva ajuste-se ao corpo do ministro. Porém, mesmo aparentemente dispensado, o cíngulo sempre deve ser utilizado, garantindo que de fato a alva esteja de fato ajustada, facilitando assim a mobilidade do ministro durante a celebração.

O sentido do cíngulo é duplo: por um lado, indica a prontidão para o serviço, simbolismo derivado de seu uso prático que acabamos de mencionar; e por outro recorda a virtude da pureza, pois ao cingir os rins, o ministro simboliza o desejo de dominar o fogo das paixões.

Papa Bento XVI com cíngulo vermelho (Sexta-feira da Paixão, 2012)

Quanto à cor do cíngulo, pode ser sempre branca ou seguir a cor litúrgica do ofício celebrado. Recomenda-se que o uso do cíngulo nas cores litúrgicas seja feito preferencialmente pelos ministros ordenados (diáconos, presbíteros e bispos). Os ministros não ordenados, como acólitos e leitores, façam preferencialmente uso do cíngulo na cor branca.

4 comentários:

  1. Olá. Uma dúvida: é correta a mescla de cor litúrgica com a cor dourada para os cíngulos, como ocorre hoje com alguns modelos? Teria algum significado isso? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Uma vez que o dourado é a cor festiva, é comum mesclá-la à cor litúrgica para dar um caráter mais solene aos paramentos.

      Excluir
  2. Olá! Seminarista pode usar cíngulo branco com mesclas douradas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tese sim. O cíngulo branco com detalhes em dourado é, em essência, um cíngulo branco, que sempre pode ser usado com a túnica ou alva (cf. Instrução Geral do Missal Romano, 3ª edição, nn. 119.336). Contudo, como seminarista, é importante estar atento às orientações do Bispo Diocesano.

      Excluir