segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Nota de falecimento: Dom Jaime Luiz Coelho

É com profundo pesar que noticiamos o falecimento, na manhã do dia 05 de agosto de 2013, de Dom Jaime Luiz Coelho (97), Arcebispo Emérito de Maringá (PR).


Nascido em Franca (SP) em 1916, foi ordenado presbítero em 1941, na diocese de Ribeirão Preto, onde atuou em diversos serviços, como secretário-geral do bispado e chanceler da Cúria, além de diversas assessorias e da pastoral paroquial.
No ano de 1957, foi nomeado pelo Papa Pio XII como o primeiro Bispo de Maringá. Em 1979, quando o Papa João Paulo II criou a Província Eclesiástica de Maringá, Dom Jaime foi nomeado Arcebispo Metropolitano. Em seus 40 anos como pastor nesta Igreja Particular, destacou-se como idealizador e responsável pela construção da  Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória. Também fundou a atual Universidade Estadual de Maringá; implementou diversas obras sociais, como a Santa Casa de Misericórdia da cidade; colaborou com a criação de diversos veículos de comunicação, uma vez que era também jornalista profissional e escritor.
Na CNBB, colaborou na consolidação do Regional Sul II, do qual foi o seu primeiro secretário (1964-1965). Participou das quatro sessões do Concílio Vaticano II (1962-1965) e representou o episcopado brasileiro na 3ª Conferência do CELAM, em Puebla (1979).
O autor deste blog com D. Jaime em 2009
Oração:
Ó Deus, que chamastes ao ministério episcopal o vosso servo Bispo Jaime, colocando-o entre os sucessores dos Apóstolos, concedei-lhe também associar-se a eles no convívio eterno. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
(Coleta da Missa por um Bispo falecido)

Fonte da biografia: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário