sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Monsenhor Francesco Camaldo é nomeado Cônego da Basílica de São Pedro

Segundo informações divulgadas hoje, 09 de agosto (e atualizadas no dia 20 de outubro de 2013), o Revmo. Monsenhor Francesco Camaldo, até então Decano dos Cerimoniários Pontifícios, foi nomeado Cônego da Basílica de São Pedro.



Francesco Camaldo nasceu em 24 de outubro de 1952 em Lagonegro, Itália. Incardinado no clero da Diocese de Roma, foi ordenado sacerdote em 26 de junho de 1976. Em 27 de junho de 1984 foi nomeado Cerimoniário Pontifício. Além deste cargo, é responsável pela Capela de Santo André Corsini na Arquibasílica do Latrão, reitor da igreja de Nossa Senhora da Piedade no Coliseu, Assistente Eclesiástico do Círculo de São Pedro e ajudante na Sagrada Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Como Decano dos Cerimoniários Pontifícios, isto é, o que desempenha há mais tempo o cargo, teve importantes funções nas exéquias do Bv. João Paulo II e nos conclaves que elegeram os Papas Bento XVI (2005) e Francisco (2013), uma vez que durante a Sé Vacante não exerce seu ofício o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias.

Monsenhor Camaldo à direita do Papa Bento XVI em sua eleição (19.04.2005)
Monsenhor Camaldo à direita do Papa Francisco em sua eleição (13.03.2013)

Com sua nomeação como Cônego da Basílica de São Pedro, cargo de grande honra, deixa o corpo de Cerimoniários Pontifícios, ofício que exerce por 29 anos. O novo Decano dos Cerimoniários passa a ser o Monsenhor Pier Enrico Stefanetti.

(Nota: Monsenhor Camaldo continuou exercendo o ofício de Cerimoniário Pontifício até o dia 24 de novembro de 2013, conclusão do Ano da Fé)

Informações: Diocese de Roma

Nenhum comentário:

Postar um comentário