sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A estola

A estola (do grego stolé, veste) é uma faixa de tecido, na cor litúrgica do ofício celebrado, utilizada pelos diáconos, presbíteros e bispos em todas as celebrações litúrgicas.

Estola (modo sacerdotal)
O sentido da estola, que é a insígnia própria dos ministros ordenados, é justamente indicar a dignidade que lhes é concedida pelo Sacramento da Ordem. Esta dignidade, porém, é distinta para os sacerdotes e para os diáconos, o que é visivelmente expresso na forma de vestir este paramento:

“A estola é colocada pelo sacerdote em torno do pescoço, pendendo diante do peito; o diácono usa a estola a tiracolo sobre o ombro esquerdo, prendendo-a do lado direito” (IGMR, n. 340).

Estola (modo diaconal)
Ainda para distinguir os presbíteros dos bispos, por tradição podem-se adotar formas distintas de pender a estola diante do peito: enquanto os bispos levam as faixas da estola paralelas, os presbíteros as cruzam, fixando-as com o cíngulo.

Estola cruzada
Como foi dito anteriormente, a estola é utilizada em todas as celebrações litúrgicas, seja sobre a alva ou sobre a sobrepeliz. Em alguns casos específicos, como a confissão ou bênçãos fora da Missa, tolera-se que a estola seja utilizada diretamente sobre a batina ou o hábito religioso.

Ainda que muito difundido, proíbe-se sempre o uso da estola diretamente sobre a veste civil, como afirma a Instrução Liturgicae Instaurationes para a Aplicação da Constituição Sacrosanctum Concilium, publicada em 05 de Setembro de 1970:

“É absolutamente proibido usar somente a estola sobre o traje civil para celebrar a Missa ou realizar outros atos sagrados, como impor as mãos durante as ordenações, administrar outros sacramentos ou abençoar” (Liturgicae Instaurationes, n. 8c).

Papa Francisco com estola sobre a batina para dar uma bênção
Dentre outros abusos em relação à estola, está a mudança de sua forma. A estola consiste em uma única faixa de tecido, que deve ser colocada como indica o supracitado n. 340 da Introdução Geral do Missal Romano. É proibido o uso de “estolas escapulário”, “estolas de três pontas” e aberrações similares. Da mesma forma é reprovável o uso da estola sobre a casula.

Por fim, cumpre notar que a estola é entregue ao diácono em sua ordenação, logo após a oração consecratória. Na ordenação presbiteral, o candidato usa a estola de modo diaconal até a oração consecratória inclusive, quando então a reveste de modo sacerdotal.

Neo-sacerdote mudando a forma de vestir a estola

50 comentários:

  1. No caso,Sua santidade,o Papa Francisco, não está com veste civil e sim talar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto. A imagem ilustra os três parágrafos anteriores: em alguns casos (fora da Missa)pode-se usar a estola sobre a batina, como faz corretamente o Santo Padre. Porém, jamais pode-se usar a estola sobre a veste civil.

      Excluir
    2. Sobre um camisa clerical se pode usar?

      Excluir
    3. Me refiro aos sacramentais

      Excluir
    4. A camisa clerical é um traje civil, portanto o uso da estola sobre ela é proibido, como indica a Instrução Liturgicae Instaurationes (n. 8c), inclusive no caso dos sacramentais.
      O Ritual de Bênçãos, com efeito, sempre indica o uso da estola sobre a túnica ou sobre a veste talar (batina).
      O uso da estola diretamente sobre a camisa clerical só pode ser tolerado em situações de emergência (por exemplo, no caso de uma confissão imprevista).

      Excluir
  2. A estola de tres pontas é proibida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A Introdução Geral do Missal Romano diz claramente que a estola sacerdotal é pendente diante do peito (n. 340) e não pendente do peito e das costas.

      Excluir
  3. porque Diáconos usam estola de lado ?

    ResponderExcluir
  4. porque Diáconos usam estola de lado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maiara,

      Os diáconos usam a estola "de lado" para distingui-los dos sacerdotes, que a usam pendente diante do peito. Os diáconos, embora recebam o sacramento da Ordem, não são sacerdotes. O uso diferenciado da estola apenas ilustra isto.
      Grato por sua participação. Continue nos acompanhando!

      Excluir
  5. Vejo as Homilias do Pe. Paulo Ricardo e noto que o mesmo usa batina, sobrepeliz e estola de cor roxa. A cor da estola influencia nesse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já me questionei sobre isso. Poderia usar a estola conforme a cor do tempo, ou sempre branca.

      Excluir
    2. Finalmente o Padre Paulo Ricardo explicou o "enigma": é devido a um problema técnico com as cores. Confiram no link abaixo:

      https://www.youtube.com/watch?v=recStQ4Gs20

      Excluir
  6. Na ordenação, a escolha da cor da estola e da casula que serão entregues as neo-sacerdote são definidos pelo tempo litúrgico ou pelo bispo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, são definidas pelo tempo litúrgico: "Os paramentos serão da cor da Missa que é celebrada ou de cor branca ou festiva" (Cerimonial dos Bispos, n. 519).
      No Tempo Comum, serão sempre brancos, pois se celebra a Missa ritual. Nos Domingos da Quaresma e do Advento podem ser roxos ou brancos e nas Festas dos Apóstolos vermelhos ou brancos (cf. Cerimonial dos Bispos, n. 494).
      Porém, ainda que os demais usem outra cor, o neo-sacerdote pode receber uma casula branca ou de cor festiva (dourada).

      Excluir
  7. Uma confissão na qual o sacerdote estava com vestes civis e sem nenha estola, é válida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Para a validade dos sacramentos é necessária matéria e forma. No caso da Reconciliação a matéria são os pecados do penitente, e a forma é a absolvição da parte do sacerdote (cf. Código de Direito Canônico, cân. 960ss).
      No caso da Confissão, que é um sacramento de cura e necessário à salvação, o uso da estola não é obrigatório, pois pode ser conferido em uma situação de emergência.

      Excluir
  8. Olá, caso eu perceba que um sacerdote, está por varias vezes, celebrando missas sem estola, somente de alva e casula, oque devo fazer ? Sabendo então que este ato é reprovável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tem amizade com o sacerdote, pode adverti-lo com caridade. Se não resolver, apenas reze por ele.

      Excluir
  9. Boa tarde!
    *Gostaria de saber se é permitido um sacerdote usar batina,sobrepeliz e estola para a celebração de uma missa? Por quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. O número 337 da Introdução Geral do Missal Romano deixa claro que as vestes do sacerdote para a celebração da Missa são a túnica, a estola e a casula. Os concelebrantes podem dispensar a casula, mas nunca a estola e a túnica.
      Um sacerdote pode, porém, usar batina e sobrepeliz na Missa quando não concelebra, mas apenas assiste à celebração. Se for exercer algum função, como fazer a homilia ou distribuir a Comunhão, então acrescenta a estola.

      Excluir
  10. A Paz.
    Queremos enquanto comunidade no dia do Padre presentear nossos padres com uma estola.
    Perguntamos qual a cor melhor.
    Tem uma medida específica ou padrão?
    Queremos bordar a imagem do São Cura D'Arns
    Qual o tecido mais apropriado?
    Pode nos orientar,deste já agradeço.
    Rosiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma medida específica para a estola.
      Sobre a cor, a estola segue sempre a cor litúrgica do ofício celebrado. Porém, caso haja na estola o bordado de São João Maria Vianney, o mais adequado é a cor branca, própria para a memória deste santo.
      Sobre o tecido, não saberíamos informar o mais adequado.

      Excluir
  11. Em uma prosiçao o padre pode-se usar a batina,sobrepeliz,a mozeta a estola e o
    Barret ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, em uma procissão devocional (fora da Missa) o sacerdote pode usar sua veste coral (batina e sobrepeliz) à qual poderá acrescentar a estola.
      Sobre a mozeta: desde antes do Concílio Vaticano II o uso da mozeta é reservado aos cônegos e aos Bispos. Assim o demonstra o uso no Vaticano: os presbíteros que assistem às celebrações revestem apenas batina e sobrepeliz (e estola quando desempenham alguma função litúrgica).
      Sobre o barrete: seu uso não é previsto nos atuais livros litúrgicos, mas pode ser usado em procissões onde for costume.

      Excluir
  12. Os seminaristas podem usar barrete, saturno ou algum chapéu apropriado com a batina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma normativa oficial a respeito. O próprio uso da batina por parte de seminaristas fica a critério do Bispo Diocesano.
      Importante ter presente que o barrete (único chapéu que poderia ser utilizado em celebrações litúrgicas) significa o conhecimento das ciências divinas. Se o seminarista ainda é estudante, tem sentido o uso desta insígnia?

      Excluir
  13. Respostas
    1. Conforme informamos em nossa postagem sobre o pluvial, a única celebração na qual os livros litúrgicos preveem seu uso pelo diácono é na exposição e bênção do Santíssimo Sacramento.

      http://pilulasliturgicas.blogspot.com/2013/09/o-pluvial.html

      Excluir
  14. uma confissão com estola roxa sobre a roupa civil é válida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Mesmo uma Confissão, que é um sacramento de cura, que fosse celebrada sem o uso da estola seria totalmente válida, pois esse sacramento pode ser conferido em uma situação de emergência.

      Excluir
  15. Bom dia...
    Percebo que há diferença nos modelos de estolas, uns com bico atrás, outras arredondada nas costas e levemente cavada próximo ao pescoço...têem nome específico cada modelo?
    Se usa em ocasiões diferentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Trata-se apenas de diferentes modelos.
      Só não convém que este arremate se torne uma "terceira ponta", pois a Introdução Geral do Missal Romano afirma que a estola sacerdotal é pendente diante do peito (n. 340) e não do peito e das costas.

      Excluir
  16. Diácono pode usar a estola da mesma forma que o padre? Pendurada no pescoço? Deixando de usar de forma transversal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Uma das funções dos paramentos é justamente distinguir os diversos ministérios. Assim, os sacerdotes usam sempre a estola pendente diante do peito e os diáconos sempre de forma transversal.

      Excluir
  17. Usar estola sendo seminarista só pra ver como ficaria é pecado?

    ResponderExcluir
  18. Na falta de uma estola para o Diácono, ele pode pegar uma do Padre, colocar de forma transversal e prender com o cíngulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Os livros litúrgicos não diferem entre "estola diaconal" e "estola sacerdotal" (cf. Instrução Geral sobre o Missal Romano, 3ª edição, n. 340). Fala-se apenas da estola, endossada de formas distintas: pendendo diante do peito (sacerdotes) e a tiracolo do ombro esquerdo para o lado direito (diácono).

      Excluir
  19. Um diácono permanente pode usar camisa clerical?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma normativa clara a respeito. O Diretório sobre o Ministério e a Vida dos Diáconos Permanentes, publicado pela Congregação para o Clero em 1998, indica que os diáconos permanentes "não são obrigados ao uso do hábito eclesiástico" (n. 10). Assim, é preciso estar atento às orientações do Bispo Diocesano.

      Excluir
  20. E sobre as "estolas bicolor"... há alguma instrução que seja contrária a sua utilização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que o senhor se refira às estolas que possuem uma cor na frente e outra no verso. É uma prática relativamente comum, creio que não há nenhuma norma que proíba.
      Ao endossá-la sobre a túnica ou alva, convém usar o cíngulo, de modo que a estola fique bem presa e não fique "mudando de cor".

      Excluir
    2. Era isso mesmo. Obrigado!

      Excluir
  21. Estola Sacerdotal sempre vem acompanhada de símbolos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tradicionalmente sim. A Instrução Geral do Missal Romano (3ª edição, n. 344) recomenda que as vestes sagradas (incluindo a estola) "apresentem figuras, imagens ou símbolos que indiquem o uso sagrado".

      Excluir
  22. Me perguntaram sobre um costume de deixar uma ponta da estola mais baixa tem algo a respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço tal costume. Os livros litúrgicos indicam somente que os sacerdotes usam a estola em torno do pescoço, pendendo diante do peito, e os diáconos a tiracolo, sobre o ombro esquerdo (Instrução Geral do Missal Romano, n. 340).

      Excluir