sexta-feira, 22 de março de 2013

Início do Conclave

No último dia 12 de março iniciou-se o Conclave para a eleição do Romano Pontífice. Os Cardeais eleitores, ao canto da Ladainha de Todos os Santos, dirigiram-se à Capela Sistina, onde o Presidente do Conclave, Cardeal Giovanni Battista Re, entoou o hino Veni Creator, pedindo as luzes do Espírito Santo.

Em seguida, cada Cardeal jurou obedecer as normas do Conclave, sobretudo no relativo ao sigilo, tocando no Livro dos Evangelhos. Por fim, Mons. Guido Marini, Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, proferiu o "Extra Omnes" e fechou as portas da Capela Sistina, dando início ao Conclave.

Seguem algumas fotos, publicadas pela Rádio Vaticano:

Procissão de Entrada



Veni Creator
Juramento

"Extra Omnes"


2 comentários:

  1. uma pergunta (bem tardia por sinal) o mons. Guido Marini ele ficou dentro da capela sistina com os outros cardeais ou ele saiu depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a Constituição Universi Dominici Gregis, que contém as normas para o conclave, após o "Extra omnes" o Mestre das Celebrações Litúrgicas permanece na capela durante a meditação que é proferida geralmente por um Cardeal não-eleitor, com mais de 80 anos (no Conclave de 2013 foi o Cardeal Prosper Grech).
      Terminada esta meditação saem tanto este Cardeal quanto o Mestre de Cerimônias, e o mais jovem dos Cardeais Diáconos fecha a porta.

      Excluir