quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Os Lecionários

Os Lecionários ou Lectionarium (do latim lectio, leitura) são os livros litúrgicos que contém as leituras das Sagradas Escrituras para a Celebração Eucarística. Para os demais sacramentos e sacramentais, por sua vez, as leituras estão contidas nos próprios Rituais (exceto no caso do Pontifical Romano, como veremos adiante).

Atualmente existem três Lecionários, reformados após o Concílio Vaticano II pela primeira vez em 1970, após a promulgação do novo Calendário Romano Geral. Uma segunda edição típica (em latim) foi elaborada em 1981, sendo a atualmente utilizada.


Todos os Lecionários contêm inicialmente, além dos decretos de aprovação da edição típica e da tradução, o Elenco das Leituras da Missa ou Ordo Lectionum Missae (OLM), documento que apresenta a importância da Palavra de Deus na Liturgia e os critérios para a escolha das leituras. O OLM teve sua primeira edição aprovada em 1969 e a segunda em 1981, sendo esta a vigente.

Em seguida os Lecionários apresentam as leituras, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, os salmos, os versículos de aclamação ao Evangelho e os Evangelhos para todas as celebrações propostas no Missal Romano.

Estrutura dos Lecionários:

1. Lecionário Dominical: apresenta as duas leituras, o salmo e o Evangelho para os domingos e solenidades, divididos em um ciclo trienal (anos A, B e C) no qual se lê os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, respectivamente. O Evangelho de João é lido em algumas celebrações nos três anos.

2. Lecionário Semanal: também chamado de ferial, apresenta a leitura e o salmo para os dias de semana, em um ciclo bienal (ano par e ano ímpar), e o Evangelho, que é anual, conforme o tempo litúrgico.

3. Lecionário para as missas dos santos, dos comuns, para diversas necessidades e votivas: às vezes chamado simplesmente de Santoral, apresenta leituras, salmos e Evangelhos para as celebrações da Virgem Maria e dos santos e para as demais celebrações propostas no Missal Romano. Geralmente este lecionário apresenta várias sugestões de leituras, cabendo ao sacerdote ou responsável pela celebração escolher as mais oportunas.

No Brasil, há ainda o Lecionário do Pontifical Romano. Diferentemente dos Rituais dos sacramentos e sacramentais (Batismo, Matrimônio, Unção dos Enfermos, Bênçãos...), que contêm tanto orações quanto leituras, o Pontifical Romano contém apenas orações. Assim, as leituras foram publicadas em um volume à parte: o Lecionário IV ou Lecionário do Pontifical Romano.
Para a Celebração Eucarística, o Lecionário é colocado no ambão antes do início da celebração. Não se permite entrar com o Lecionário na procissão de entrada, muito menos antes das leituras. As únicas celebrações em que se prescreve sua entrada são a dedicação da igreja e a bênção do ambão.

Durante a Liturgia da Palavra, os leitores, o salmista e o diácono ou sacerdote se dirigirão ao ambão, para daí proferirem as leituras, o salmo e o Evangelho, respectivamente. Para as leituras e o salmo, utilize-se sempre o Lecionário; para o Evangelho, o Lecionário ou o Evangeliário.


Proíbe-se a Leitura da Palavra de Deus nas celebrações diretamente de uma Bíblia ou mesmo de um folheto, a fim de manifestar devidamente a dignidade da Palavra de Deus proclamada na Liturgia, reservando-lhe um livro específico, e para que não se proclamem leituras com eventuais erros de tradução.

37 comentários:

  1. Qual é a Bíblia de onde são tirados os textos para o Lecionário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma tradução específica, feita pela Conferência dos Bispos.

      Excluir
    2. Os textos do Lecionário são de uma tradução específica, feita pela CETEL (Comissão Episcopal de Textos Litúrgicos).

      Excluir
  2. A Bíblia de onde são tirados os textos para o Lecionário é a da CNBB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Os textos do Lecionário são de uma tradução específica, feita pela CETEL (Comissão Episcopal de Textos Litúrgicos). A chamada "Bíblia da CNBB" é a tradução mais próxima ao texto dos Lecionários, embora apresente algumas diferenças.

      Excluir
  3. Parabéns! Deus seja louvado por seu zelo!

    Padre Dione César de Oliveira Goulart

    ResponderExcluir
  4. Maravilha. Muito bom conhecer o os 4 tipos de lecionários. Obg

    ResponderExcluir
  5. Lecionário e sempre o mesmo ou muda anualmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Lecionários são sempre os mesmos: o Lecionário I contém as leituras para todos os domingos e solenidades, o Lecionário II para todos os dias de semana e o Lecionário III para todas as celebrações dos santos.

      Excluir
  6. O lecionário pode ficar aberto antes da missa começar ou só pode ser aberto na hora da leitura da palavra. Já houve erro de ler a leitura errado ao abrir o livro na página errada na hora da leitura.
    Pode deixar ele já a aberto no lugar das leituras certas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma normativa a respeito. A Introdução Geral do Missal Romano (3ª edição) diz apenas que no início da Missa o Lecionário já deve estar no ambão (n. 118).
      Convém que os leitores confiram antes da celebração as leituras e ou já deixem aberto na página correta, ou podem deixar fechado mas com a fita marcando a página a ser lida.

      Excluir
    2. Zenilda, como o padre disse, não há normativa a respeito, então pode tanto ficar aberto como fechado... Normalmente quando já fica aberto é justamente por insegurança do primeiro leitor que não tem muita intimidade com o Lecionário. Mas já vi acontecer de o Lecionário ficar aberto inclusive com as fitas marcando as páginas e um vento despercebido virar a página. O que aconteceu em seguida foi que o leitor fez a leitura errada... Então mesmo que a página esteja marcadinha, aberta, é necessário que quem for ler saiba exatamente qual é a leitura a ser feita e como encontrá-la no Lecionário para caso de incidentes como esse que citei... ou caso algum leitor desavisado ou nervoso desmarque a página para a próxima pessoa... outro exemplo que já vi acontecer foi: o primeiro leitor foi pro Ambão da Palavra com a Liturgia Diária e fez a leitura no livrinho (fazer o quê?), nem tocou no Lecionário, então quando o próximo foi para o Ambão o Lecionário não estava na página da sua leitura e ele ficou um tempão até se encontrar sem saber o que fazer... temos que nos preparar, pois algumas coisas são previsíveis ou pelo menos possíveis de acontecer.
      ;) Fique na paz!

      Excluir
  7. Por gentileza, gostaria de saber a fonte dessa informação: Proíbe-se a leitura da Palavra de Deus nas celebrações diretamente de uma Bíblia ou mesmo de um folheto, a fim de manifestar devidamente a dignidade da Palavra de Deus proclamada na Liturgia, reservando-lhe um livro específico, e para que não se proclamem leituras com eventuais erros de tradução.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta informação encontra-se em dois documentos da Igreja: primeiramente na Introdução Geral do Missal Romano (3ª edição), que afirma claramente no n. 128 que o leitor proclama a leitura do Lecionário. No n. 349, por sua vez, indicam-se o Evangeliário e o Lecionário como os livros destinados à proclamação da Palavra de Deus na Missa.
      Outro documento é o Elenco das Leituras da Missa, espécie de Introdução ao Lecionário, que dedica os nn. 35-37 para falar sobre a importância desse livro. O n. 37 proíbe claramente a leitura a partir de folhetos ou outros subsídios.

      Excluir
  8. Gostaria de saber qual o nome do livro que os leigos tem acesso nas livrarias para comprar o qual tem as leituras dos três anos completas. Tipo um lecionário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São na verdade dois volumes:
      O Missal dominical da assembleia cristã contém as leituras e orações para os domingos e solenidades;
      O Missal cotidiano da assembleia cristã contém as leituras e orações para os dias de semana e celebrações dos santos.
      Ambos são publicados pela Editora Paulus.

      Excluir
  9. Bom dia.
    Não existe uma Bíblia com tradução feita pela CETEL (Comissão Episcopal de Textos Litúrgicos)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. A função da CETEL, como o nome indica, é traduzir os textos litúrgicos. A Bíblia não é estritamente um livro litúrgico, mas sim o Lecionário.

      Excluir
  10. Após a homilia o lecionario deve ser fechado ou pode ficar aberto no ambao ate o fim da missa? Se tiver que ser fechado ou retirado quem pode fazê lo?
    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Introdução Geral do Missal Romano (3ª edição), em seu n. 175, afirma que, quando a Missa é presidida pelo Bispo, o diácono (ou sacerdote) que proclamou o Evangelho leva o livro para o Bispo beijá-lo. Em seguida, o livro "pode ser levado para a credência ou outro lugar adequado e digno".
      Deduzimos, portanto, que mesmo nas Missas presididas por presbítero o mais adequado é, após o Evangelho, é levar o livro para a credência ou para a sacristia. Este pode ser levado pelo diácono, quando estiver presente, ou por um acólito ou coroinha.

      Excluir
  11. Gostaria de saber se o lecionario deve esta aberto desde o inicio da missa ou so no momento da proclamação. Paz e bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As normas litúrgicas não especificam. A Introdução Geral do Missal Romano (3ª edição) diz apenas que o Lecionário deve ser colocado no ambão antes do início da Missa (n. 118).

      Excluir
  12. Onde colocar cada uma das 3 fitas do lecionário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na grande maioria das celebrações, as leituras aparecem na sequência no Lecionário: 1ª leitura, salmo, 2ª leitura (quando há), versículo da aclamação, Evangelho. Assim, é necessária apenas uma fita, marcando a página da 1ª leitura.
      São necessárias mais fitas apenas em algumas celebrações com várias opções de leituras. Por exemplo, na Comemoração dos Fiéis Defuntos (02 de novembro): há várias opções de 1ª leitura, várias opções de salmo e assim por diante. Nesses casos, é preciso utilizar as várias fitas para marcar cada uma das leituras que serão proclamadas.
      Posso preparar uma postagem mais ampla sobre esse tema para o futuro.

      Excluir
    2. Ajudaria uma postagem ensinando a encontrar a leitura correta do dia... Já aconteceu de marcarem a leitura errada e foi desagradável.

      Excluir
    3. Este é um tema difícil de tratar em um texto. Seria melhor em um vídeo, mostrando como marcar o Lecionário.

      Excluir
  13. Boa tarde! Gostaria de saber se é lícito o leitor fazer reverência (vênia) ao lecionário no ambão antes e após a leitura, no sentindo de reverenciar a Palavra de Deus que será (e foi) lida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tecnicamente tal gesto não está previsto. O Cerimonial dos Bispos menciona entre os sinais de reverência ao livro apenas o beijo e a incensação (n. 74), ambos realizados pelo sacerdote ou diácono para o Evangelho, a fim de destacar o lugar central que este ocupa entre as leituras.

      Excluir
  14. Porque não se pode entrar com a Lecionário aberto na procissão de entrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Instrução Geral sobre o Missal Romano (3ª edição) indica que na procissão de entrada pode ser levado o Evangeliário, e não o Lecionário (n. 120), para destacar a centralidade dos Evangelhos (n. 60).
      A mesma Instrução diz duas vezes que o Lecionário já deve estar no ambão antes do início da celebração (nn. 118.128).

      Excluir
  15. Gostaria de saber, em celebrações em que se utiliza o Lecionário (dedicação da igreja, benção do ambão) o por quê o bispo abençoa-o?

    Paz e BEM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se entendi bem sua pergunta, mas na dedicação de uma nova igreja e na bênção de um novo ambão (únicas celebrações em que é prevista a entrada do Lecionário), os leitores entronizam o livro antes das leituras e o entregam ao Bispo (ou presbítero) que preside a celebração, que está na sede ou diante do altar.
      O presidente da celebração recebe o livro e o mostra à assembleia, dizendo a fórmula: "Ressoe sempre neste lugar a Palavra de Deus...". Em seguida devolve o Lecionário ao leitor, que se dirige ao ambão para a leitura.

      Excluir
  16. Como devemos utilizar as 3 fitas nas cores vermelho, verde e branco (não tenho certeza desta cor) que acompanham os Lecionários ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As cores das fitas não possuem nenhum simbolismo. Trata-se apenas de uma questão estética. Inclusive na nova edição do Missal Romano todas possuem a mesma cor.
      Na grande maioria das celebrações as leituras aparecem na sequência no Lecionário; portanto, basta uma fita.
      Usa-se mais de uma fita apenas em algumas celebrações com várias opções de leituras. Por exemplo, na Comemoração dos Fiéis Defuntos (02 de novembro): há várias opções de 1ª leitura, várias opções de salmo, etc. Nesse caso se utilizam as várias fitas para marcar cada um dos textos.

      Excluir