sexta-feira, 27 de julho de 2012

Os castiçais

O castiçal é um objeto no qual se encaixa uma vela, podendo ser colocado sobre o altar ou junto dele ou conduzido nas procissões por um acólito ou coroinha denominado ceroferário.


Para a celebração da Missa, devem ser colocados sobre o altar ou junto dele dois a seis castiçais com velas acesas. Se for o Bispo Diocesano a presidir a Missa, podem-se colocar até sete. As velas devem ser preferencialmente de cera, mas se forem de parafina que sejam brancas ou amarelas, nunca seguindo a cor litúrgica.

Ao menos nas celebrações mais solenes, dois a seis ceroferários (ou dois a sete, se preside o Bispo Diocesano) com castiçais de velas acesas ladeiam o cruciferário nas procissões de entrada e de saída, precedidos ou não pelo incenso.

Chegando à frente do altar, os ceroferários fazem uma reverência breve (inclinando apenas a cabeça). Os castiçais podem ser colocados sobre o altar ou junto dele ou, se já os houver, levados para a credência ou outro lugar digno na sacristia.


Para a aclamação ao Evangelho, dois ceroferários com seus castiçais de velas acesas acompanham o diácono com o Livro dos Evangelhos até o ambão e aí permanecem durante toda a proclamação do Evangelho.

Durante o canto do Sanctus, todos os ceroferários, acompanhados do incenso, dirigem-se à frente do presbitério e permanecem diante do altar até a aclamação “Eis o mistério da fé” e sua resposta, ajoelhando-se desde a epiclese até a referida aclamação.

Nas demais celebrações em que há procissão, os ceroferário sempre ladeiam o cruciferário à frente da procissão, precedidos ou não pelo incenso.

Sobretudo para procissões fora da igreja, podem-se usar castiçais com uma proteção de vidro. Em procissões com o Santíssimo Sacramento este é ladeado por tochas.

50 comentários:

  1. E quando se tem o Círio Pascal usa-se o castiçal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruan, independentemente da presença do círio junto ao ambão (da Vigília Pascal até Pentecostes), sempre deve haver sobre o altar ou junto dele ao menos duas velas. O mesmo vale para os castiçais que se levam em procissão. A única exceção é o Evangelho da Vigília Pascal onde, por antiquíssima tradição, não se levam velas. Não sei se respondi sua dúvida. Agradeço a participação.

      Excluir
    2. Olá, pode-se usar 2 castiçais de 3 velas cada? Obrigado

      Excluir
    3. Como já indicamos em respostas anteriores, a Instrução Geral do Missal Romano não determina que cada vela tenha o seu castiçal. Assim, podem ser colocados sobre o altar dois candelabros de três velas cada, ou dois candelabros de duas velas cada ou mesmo um único candelabro para duas velas.

      Excluir
  2. Em minha paróquia se tem o costume de, na procissão de entrada, entrar apenas dois castiçais com velas, que são deixados ladeando o ambão. Na proclamação do Evangelho, os acólitos que os trouxeram na procissão apenas os seguram, colocando, após a leitura, novamente ao lado do ambão.
    Essa forma está correta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. O Cerimonial dos Bispos determina que as velas processionais sejam colocadas "junto do altar, na credência ou perto dela no presbitério" (n. 129).
      Não está previsto que duas velas ladeiem o ambão, apenas o altar. O ambão só é ladeado por duas velas no EVangelho (Cerimonial dos Bispos, n. 140), destacando a centralidade deste.

      Excluir
  3. Boa tarde!

    A Cruz processional pode entrar em procissaona igreja todas as missas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A Introdução Geral do Missal Romano (3ª edição) afirma no n. 117: "Os castiçais e a cruz, ornada com a imagem do Cristo crucificado,podem ser trazidos na procissão de entrada". Deste "podem" fica claro que o uso da cruz na procissão é facultativo, mas sempre permitido. Recomenda-se mais vivamente seu uso nos domingos e dias festivos (n. 119).

      Excluir
    2. Eu queria saber se na celebração de uma missa comum se tem essa cerimônia toda?

      Excluir
    3. Não. O uso dos castiçais nas procissões não é obrigatório em todas as Missas, sendo recomendado apenas nas Missas mais solenes.

      Excluir
  4. Olá!

    Também pode-se usar castiçais (ou tochas) nas Celebrações da Palavra com Comunhão presididas por algum diácono? Acretido que seja interessante você abordar algum texto sobre as condições de tais celebrações presididas pelos ministros de 1ª Ordem, ou até sobre os serviços do diácono. Sirvo como Cerimoniário e às vezes tenho dúvidas. Algo sobre os cerimoniários também é de grande ajuda.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma norma específica quanto a isso, mas no Ritual do Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa diz-se que na Liturgia da Palavra faz-se tudo como na Missa, donde podemos concluir que podem-se levar as velas no Evangelho. O mesmo se aplica à procissão de entrada (e, se for costume, a procissão de saída).
      Agradeço suas sugestões de temas. Vamos preparar postagens sobre isso assim que possível.

      Excluir
  5. E as velas digitais? Podem substituir as velas comuns nas lanternas processional ou mesmo nas que ladeiam o altar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se perderia completamente o sentido. A vela é um símbolo muito importante: a cera que vai se consumindo recorda o sacrifício de Cristo tornado presente sobre o altar.

      Excluir
  6. Boa noite.
    Por favor tenho uma duvida e não acho a resposta em nem um lugar de pesquisa.
    Qual a diferença entre castiçal e tocha?
    E qual o significado de um e de outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O castiçal é sempre um suporte de metal para uma vela, enquanto sobre a tocha há divergências: alguns consideram "tocha" um castiçal com proteção de vidro para a vela, enquanto outros afirmam que o Cerimonial se refere literalmente a uma tocha: uma vara ou bambu com um pano ou pavio envolvido em algum líquido inflamável que gera uma grande chama.
      O uso das tochas é próprio das procissões com o Santíssimo Sacramento. Seu uso se dá para distinguir a presença real de Jesus na Eucaristia de outros símbolos. Por exemplo, a cruz (símbolo) é ladeada por castiçais simples, enquanto a Eucaristia (presença real) é ladeada por tochas.

      Excluir
  7. BOA NOITE UMA DUVIDA

    NO PERÍODO PASCAL MESMO COM O CÍRIO PERTO DO AMBÃO SE FAZ O USO DOS CASTIÇAL NA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO
    ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A única celebração em que não se levam os castiçais no Evangelho é na Vigília Pascal (além da Narrativa da Paixão no Domingo de Ramos e na Sexta-feira Santa), conforme as indicações do Cerimonial dos Bispos.

      Excluir
  8. Olá!

    O uso das tochas durante o evangelho, é só quando se usa o evangeliário, ou sem o uso dele pode se usar as velas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso das tochas é previsto nos livros litúrgicos apenas junto do Santíssimo Sacramento exposto (por exemplo, na procissão de Corpus Christi).
      No Evangelho da Missa usam-se sempre dois castiçais, independente se está presente ou não o Evangeliário.

      Excluir
  9. Gostaria de saber se pode ser usado "tochas" de velas! Em procissões nas missas.
    E se o turíbulo é necessário acompanhar a procissão de saída.
    Obg! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Não. O Cerimonial dos Bispos distingue claramente os castiçais, usados ordinariamente na Missa, das tochas, usadas apenas junto do Santíssimo Sacramento nas procissões eucarísticas (Missa da Ceia do Senhor, Solenidade de Corpus Christi).
      2. O turíbulo não está previsto na procissão de saída da Missa, exceto na Missa Crismal na manhã da Quinta-feira Santa (quando acompanha os Santos Óleos) e em celebrações que são seguidas imediatamente por uma procissão (por exemplo, na Solenidade de Corpus Christi).

      Excluir
  10. Irmão, pode-se usar candelabros ( um com disposição para três velas para um lado do altar, e um outro com disposição para três velas para o outro lado, ao invés os castiçais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tecnicamente sim, pois a Introdução Geral do Missal não determina que cada vela tenha o seu castiçal. Podem ser colocados sobre o altar dois candelabros de três velas cada, ou dois candelabros de duas velas cada ou mesmo um único candelabro para duas velas.

      Excluir
  11. irmão, pode entrar com os castiçais na procissao de entrada e depois colocar em cima do altar?
    pode entrar com a cruz de altar? quando não se tem cruz de procissão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A Introdução Geral do Missal Romano (3ª edição) prevê essa possibilidade em seu n. 122.

      Excluir
  12. Que tipo de castiçal podemos comprar para que coroinhas pequenos consigam carregar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não saberia responder-lhe. Você precisaria pesquisar nas lojas que vendem objetos litúrgicos.

      Excluir
  13. Gostaria de saber se o uso do candelabro com 7 velas-o menorah judaico- é indicado no uso da Santa Missa, principalmente no tríduo Pascal?

    ResponderExcluir
  14. Não. No Rito Romano, a única celebração que prevê o uso de sete velas junto ao altar é a Missa presidida pelo Bispo Diocesano. Nas demais celebrações se colocam sobre o altar ou junto dele duas, quatro ou seis velas (Instrução Geral sobre o Missal Romano, 3ª edição, n. 117).

    ResponderExcluir
  15. olá! gostaria de saber qual é a ordem da procissão do Evangeliário, quando o canto de aclamação começa. Tipo, vela 1 na frente, seguida do turíbulo, depois o diácono com o Evangeliário, a naveta, e por último a vela 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A organização da procissão do Evangelho depende muito do espaço da igreja.
      Em alguns lugares se organiza como na procissão de entrada (turíbulo e naveta à frente, seguidos pelas duas velas e por último o diácono com o livro).
      Em outros se faz a procissão "em fila indiana", tendo o diácono ao centro, como você descreve.

      Excluir
  16. Olá, gostaria de saber se os coroinhas podem utilizar os Porta-velas Procissional no momento do evangelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se entendi bem sua pergunta, mas sim, ao menos nas Missas mais solenes dois acólitos ou coroinhas podem levar os castiçais com velas no Evangelho (Instrução Geral sobre o Missal Romano, 3ª edição, n. 133).

      Excluir
  17. Durante a distribuição da Eucaristia costuma-se deixar dois coroinhas com as velas entre os corredores. Já procurei mas não achei essa previsão no cerimonial dos bispos. Conhece essa previsão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esse gesto não é previsto nos livros litúrgicos. Pode tratar-se de um costume em alguns lugares.

      Excluir
  18. Missa da Crisma em minha diocese se costuma usar a menorah com as 7 velas próximo ao ambão, minha dúvida é agora em tempo de Advento, eu mantenho a coroa do advento no presbitério mesmo usando a menorah?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com a Instrução Geral sobre o Missal Romano (3ª edição, n. 117) sempre devem ser colocadas sobre o altar ou junto dele ao menos duas velas; quatro ou seis nas Missas mais solenes; e sete apenas quando preside o Bispo Diocesano.
      Os livros litúrgicos não preveem o uso de velas junto ao ambão, salvo as duas velas sustentadas pelos coroinhas ou acólitos durante o Evangelho nas Missas solenes (IGMR, n. 133).
      Quanto à coroa do advento, esta é um elemento devocional, não litúrgico. Portanto, convém colocá-la sempre fora do presbitério. Como é um elemento devocional, esta pode inclusive ser omitida.

      Excluir
  19. viu, o castiçal pode ser substituído pela tocha? aq na paróquia só usamos as tochas, seja pra procissão, evangelho e consagração... ent pode se fazer esta troca ou deve se permanecer apenas e castiçal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros litúrgicos (Introdução Geral do Missal Romano, Cerimonial dos Bispos) indicam sempre os castiçais com velas para as celebrações.
      O uso das tochas só é previsto junto do Santíssimo Sacramento exposto (por exemplo, na procissão de Corpus Christi ou na transladação do Santíssimo Sacramento na Quinta-feira Santa).

      Excluir
  20. Uma dúvida,A Arquidiocese proíbe castiçais com vidro temperado?Que são os quadradinhos?Tenho essa dúvida pois queria introduzir na paroquia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se entendi bem sua pergunta. Não há uma normativa que proíba os castiçais com uma proteção de vidro, chamados às vezes de "lanternas". Também não há necessidade de que o vidro seja temperado.
      Imagino que com "Arquidiocese" o senhor se refira à Arquidiocese de Curitiba, onde está sediado este blog.

      Excluir
  21. Boa noite Andre.
    Tenho uma dúvida, pode se usar de 2 a 6 velas ou lamparinas de altar nas missas, onde eu sirvo, noa domingos e solenidades sao sempre 6, quando e festa sao 4 e quando e memoria sao 2.
    Me dosseeam que tem haver com a connferencia episcopal, conhece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Instrução Geral sobre o Missal Romano (3ª edição) determina em seu n. 117 que para a Missa devem ser colocadas sobre o altar ou junto dele ao menos duas velas, podendo também ser quatro ou seis nas Missas mais solenes e sete apenas quando preside o Bispo Diocesano.
      Antes da reforma litúrgica a normativa estipulava um número específico de velas para cada celebração, como o senhor indicou. Atualmente não é obrigatório (as velas obrigatórias são sempre duas), mas nada impede que se coloquem mais velas nos dias mais solenes (quatro ou seis), tratando-se de um gesto didático para marcar as diferentes celebrações.
      Contudo, não há nenhuma normativa da Conferência Episcopal (no caso a CNBB) a respeito, pois a questão já está bem clara na Instrução Geral do Missal Romano.

      Excluir
    2. Entao sempre que o Bispo estiver, vai ser sempre 7?
      Qual o significado dessa 7 vela?

      Excluir
    3. Não necessariamente. O uso das sete velas na Missa presidida pelo Bispo Diocesano é permitido, mas não obrigatório.
      Na tradição cristã o número 7 está associado à plenitude, à perfeição. As sete velas indicam, portanto, que o Bispo possui a plenitude do Sacramento da Ordem.

      Excluir
  22. Boa tarde.
    Os ceroferarios tb se ajoelham na epiclese?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A Instrução Geral do Missal Romano (3ª edição) indica no n. 43 que todos se ajoelham durante a consagração, o que inclui certamente os acólitos que portam os castiçais e o incenso.

      Excluir
  23. Boa noite.
    O castiçal é a cruz, tem que sua só dourado ou pode usar prata também?

    Roquelina Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As normas litúrgicas não especificam o material da cruz e dos castiçais. Portanto, estes podem ser de metal (dourado, prateado ou em outra tonalidade) ou mesmo de outro material, como madeira ou resina.

      Excluir