sexta-feira, 20 de julho de 2012

O sanguíneo

O sanguíneo ou sanguinho (do latim sanguinis, relativo a sangue) é um pano retangular, de linho ou de outro tecido branco, utilizado para enxugar o cálice e os cibórios após a purificação. Pode ser ornado com  uma pequena cruz ou símbolo eucarístico.


Para a Celebração Eucarística, o sanguíneo é colocado sobre o cálice, com suas abas pendentes de um lado e de outro, e levado ao altar junto deste no momento da Apresentação das Oferendas. Durante a Liturgia Eucarística permanece sobre o altar, junto do cálice. Após a Comunhão do sacerdote, é utilizado para empurrar eventuais fragmentos da hóstia da patena sobre o cálice e para secar a borda deste. Após a Comunhão dos fieis, é levado com o cálice para a credência e utilizado na purificação dos vasos sagrados.

Se necessário, podem-se utilizar um número maior de sanguíneos, sobretudo nas grandes concelebrações, nas quais há mais de um cálice a ser purificado.



Para a lavagem do sanguíneo, vale o mesmo princípio da lavagem do corporal: enxague-se uma primeira vez e jogue-se a água em uma planta ou em água corrente. Só então lave-se normalmente. Importante lembrar que o sanguíneo deve ser utilizado uma vez e então lavado, para só então ser utilizado novamente.

52 comentários:

  1. Amigo, sou sacristão e gostaria de perguntar se você sabe um método de engomar o sanguíneo e o amito sem deixar nenhum amassado, pois quando o faço, apesar de reduzí-los, ainda continuam muitos amassados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adrielle. Pode sim, na segunda lavagem. Na primeira lava-se apenas com água e esta é lançada em plantas. A segunda lavagem se faz normalmente, como qualquer outra peça de tecido. Grato por sua participação.

      Excluir
  2. No caso de um sanguíneo muito velho como proceder para seu desuso e consequentemente jogar fora (destruição)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renan, basta certificar-se que não há fragmentos de hóstias (no caso de dúvida, seria bom lavá-lo) e em seguida pode ser queimado.

      Excluir
    2. Boa noite,eu lavo os sanguíneos com sabão normal primeira água nas plantas e não engomo somente o corporal que é engomado e a pala os demais parâmetros não.

      Excluir
  3. Eu gosto de fazer uma goma bem leve com polvilho de mandioca ou com maizena. Não deixa manchas e passa bem, mas isso se as alfaias forem de algodão ou linho. Tecidos sintéticos nem pensar.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, alguém sabe dizer se há um tamanho padrão para o sanguíneo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há um tamanho oficial para o sanguíneo. Convém, porém, que este seja proporcional ao cálice.

      Excluir
  5. É bom usar o sanguíneo de acordo com a cor litúrgica? Com bordados da cor de cada tempo?














    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por tradição, o sanguíneo deve ser sempre branco. Porém, nada impede que possua detalhes na cor litúrgica. Mas não é obrigatório.

      Excluir
  6. O corporal do altar pode ser reutilizado em outras missas no mesmo dia ou deve-se colocar para purificação a cada missa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Desde que devidamente dobrado, pode ser usado o mesmo em algumas celebrações. Apenas o sanguíneo deve ser trocado a cada Missa.

      Excluir
  7. Eu uso essa receita de passe-bem caseiro: 1/2 litro de água, 100 ml de amaciante, 100 ml de álcool e 1 colher(sopa) rasa de amido de milho(maisena). Basta colocar num borrifador a água e a maisena e agitar bem para dissolver. Em seguida coloque o amaciante e mexa para misturar e por último o álcool. Pode ser guardado para uso posterior. Excelente.

    ResponderExcluir
  8. Devo me preocupar se ficaram manchas no sanguíneo? Como retirá-las? Somente sabão neutro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na primeira lavagem, usa-se sempre apenas água. Esta deve ser lançada em plantas ou em água corrente, um gesto de respeito caso haja no sanguíneo algum fragmento das hóstias.
      Na segunda lavagem, podem ser empregados os produtos que forem necessários para sua limpeza.

      Excluir
    2. Obrigada! me ajudou muito,pois minha filha está há 1 mês responsável pela purificação das alfaias e nós com muito amor e respeito estamos fazendo esse trabalho.

      Excluir
  9. O uso do sanguineo na distribuiçao da eucaristia e obrigatorio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. O sanguíneo é previsto para purificar os vasos sagrados após a Comunhão. Porém, nada impede que se use um sanguíneo para auxiliar na distribuição da Comunhão, sobretudo sob duas espécies.

      Excluir
  10. Paz. Corporais e sanguinhos tem que ser lavados em bacia/balde de inox ou pode ser de plástico? A bacia/balde tbm deve ser exclusiva para apenas este fim, correto? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há nenhuma norma a respeito: a bacia pode ser de qualquer material. Também não é obrigatório que seja exclusiva para este fim: o cuidado maior deve ser com a água após a lavagem das alfaias.

      Excluir
    2. Boa noite, eu uso um balde só para as alfaias e outro só para limpeza do altar moor e altar do sacrifício e não deixou ninguém usar para outros fins casa um faz conforme seu coração.

      Excluir
    3. Nossos sanguíneo velhos são queimados.

      Excluir
  11. Bom dia, a primeira água que fizemos a lavagem do corporal ou sanguíneo, jogamos na planta, certo. Pode ser planta que esteja no chão ou vaso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser qualquer espécie de planta. O importante é dar um descarte digno a esta água.

      Excluir
  12. Gostaria de saber em que livro vem essas normas da lavagem dos sanguinhos e dos corporais, deitando a primeira água nas plantas e só depois se lava com sabão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta orientação é dada pela Instrução Redemptionis Sacramentum, da Sagrada Congregação para o Culto Divino, em seu n. 120:
      "Cuidem, os pastores, que os panos da sagrada mesa, especialmente os que recebem as sagradas espécies, conservem-se sempre limpos e se lavem com freqüência, conforme o costume tradicional. É louvável que se faça desta maneira: que a água da primeira lavagem, feita à mão, seja descartada em um recipiente apropriado da igreja ou sobre a terra, em um lugar adequado. Depois disto, pode-se lavar novamente do modo costumeiro".

      Excluir
    2. Muito obrigado.
      Antigamente, isto é, antes do Conc. Ecum. Vaticano II, mais concretamente no Ritual Romano, estipulava-se que as abluções deviam ser lançadas ao fogo. Daí a minha dúvida.

      Excluir
    3. Na verdade a norma era jogar a água ou na pia da sacristia (a chamada piscina, que deveria ter contato direto com água corrente ou com a terra) ou no fogo. Esta informação está também no cân. 1306 do Código de Direito Canônico de 1917.

      Excluir
    4. Vou-lhe pedir amizade pelo Facebook.
      A minha página é: https://www.facebook.com/antoniopedro.lourenco.9 e o meu email é antoniopedro.lourenco@gmail.com.
      Obrigado.

      Excluir
  13. A agua pode ser jogada em flores de espinho ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode ser qualquer planta. Como respondemos a outra questão acima, a norma é jogar a água das abluções na terra. Jogando-a na terra onde estão plantas esta água teria um sentido prático, dando vida às plantas.

      Excluir
  14. Boa tarde me falaram que o sanguíneo e o corporal qdo lavar não pode pendurar tem que secar em cima de uma toalha branca uma Senhora que lavou por muitos anos agora ela entregou esse serviço

    ResponderExcluir
  15. Me falaram que não o pode pendurar o sanguíneo e corporal no varal tem que secar em cima de uma toalha branca.esta senhora que faz este serviço na igreja está deixando_o por motivo está muito debilitada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe tal norma. A única orientação oficial da Igreja, como indicamos em comentários anteriores, é realizar uma primeira lavagem apenas com água, que deve ser descartada em plantas ou sobre a terra. Depois disto, lavam-se as alfais normalmente (Instrução Redemptionis Sacramentum, n. 120).

      Excluir
  16. Maria Aparecida Batista21 de outubro de 2020 às 14:31

    Boa tarde, gostaria de saber se pode colocar amaciante de roupas nas alfaias, corporal,sanguíneo, manustergios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como afirmamos em respostas anteriores, as alfaias que têm contato direto com a Eucaristia (corporal e sanguíneo) são lavadas duas vezes: a primeira apenas com água, descartada em local digno; e a segunda lavagem que se faz normalmente (nesse caso, não há problema em usar amaciante).
      O manustérgio, como não tem contato com a Eucaristia, lava-se normalmente, como qualquer outro tecido.

      Excluir
  17. Boa tarde irmão ,se identificado fraguimentos da eucarística na água da primeira lavagem ainda assim deve-se jogar na planta ou há outra orientação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso deve-se esperar os fragmentos se dissolverem na água, e então esta pode ser descartada.

      Excluir
  18. Boa noite me chamo Rosani . Gosto muito de lavar as toalhas do altar . Alvejar , colocar amaciante e passar muito bem . Pois bem hoje um membro da igreja veio e me chamou a atenção criticou do amaciante etc. Padre juro para o Sr . Fiquei tão triste larguei tudo pra trás e fui embora triste . Porque no meu conhecimento tudo que é pra Deus pra igreja eu tenho que oferecer o que é de melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louvado seja Deus pelas pessoas como a senhora, que se dedicam a esse serviço, expressando assim seu amor e reverência para com Deus. Infelizmente, sempre há em nossas comunidades alguém para reclamar. Sugiro conversar com seu pároco, buscando o caminho do diálogo. Conte com minhas orações.

      Excluir
  19. Boa noite quero saber se é só Ministro que pode lavar as roupas que são usadas no alta, porque me ensinaram no estudo de liturgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer fiel pode lavar as alfaias, não precisa ser Ministro da Comunhão. O Cerimonial dos Bispos (nn. 37-38) atribui este serviço à figura do sacristão, que não necessita ser Ministro da Sagrada Comunhão. Apenas se pede que esta pessoa seja instruída sobre o modo correto de realizar a lavagem das alfaias.

      Excluir
  20. para mim foi muito bom todos os comentários,pois faço este serviço

    ResponderExcluir
  21. Quando a comunhão é distribuída nas duas espécies, cada ministro geralmente segura o cálice com um sanguíneo. Esses sanguíneos deve ir para a mesa do altar junto com a credência (pão e vinho) ou cada ministro leva na mão no momento de ir pegar a comunhão pra distribuir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma norma sobre o uso de sanguíneos na distribuição da Comunhão sob as duas espécies. Portanto, valem nesse sentido, os costumes locais.

      Excluir
  22. Boa noite padre! Qual a diferença do sanguíneo e o manustegios. (Sobre os desenhos ou bordados)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há nenhuma normativa sobre os desenhos no sanguíneo e no manustérgio. O sanguíneo, utilizado para enxugar o cálice, costuma ter uma cruz ou outro pequeno símbolo, mas não é obrigatório. O manustérgio, utilizado para enxugar as mãos do sacerdote, geralmente é liso, sem desenho.

      Excluir