terça-feira, 17 de julho de 2012

O ostensório

O ostensório (do latim ostendere, mostrar) é um vaso sagrado destinado a expor a hóstia consagrada para a adoração dos fieis fora da Missa. Possui duas partes: a custódia, que é a parte fixa, e a luneta, pequena parte em forma de meia lua, que é móvel e na qual se encaixa a hóstia consagrada. A custódia deve possuir uma parte central em vidro (viril), pelo qual os fieis podem ver a hóstia.


O ostensório deve sempre ser de metal nobre, a fim de preservar a integridade e manifestar a dignidade do Corpo do Senhor. Excetua-se, obviamente, a parte central da custódia, que é feita de vidro para facilitar a visualização por parte dos fieis.

A forma mais comum do ostensório é a de cruz, ainda que possa ter outros formatos, conforme as expressões artísticas de cada povo. Contudo, deve sempre se destacar pela nobreza e solidez.


Para a exposição do Santíssimo Sacramento no ostensório, que é a exposição solene, observe-se o que está prescrito no Ritual do Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa e no Cerimonial dos Bispos. O ostensório seja sempre colocado sobre um corporal e sobre o altar, tendo junto de si quatro ou seis velas acesas.

Na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor (Corpus Christi), observem-se as normas próprias, sobretudo quanto à procissão. A fim de evitar possíveis riscos de profanação, não convém que os fieis toquem no ostensório durante a procissão. O mesmo princípio vale para o ostensório colocado sobre o altar.


A exposição do Santíssimo Sacramento, quando presidida por sacerdote ou diácono, encerra-se com a bênção eucarística. O celebrante, tomando o ostensório, traça sobre os fieis o sinal da cruz. Aqui igualmente observem-se as normas próprias da celebração.

9 comentários:

  1. É Muito triste a doutrina os dogmas da Igreja que os fieis não podem tocas no ostensório, pois Jesus nos livros de Lucas 8 43-48, marcos 5 25-34, Matheus 9 19-22, diz que uma mulher que há 12 anos tinha uma hemorragia e tocou nas vestes de Jesus, e foi curada, em Matheus 9, Marcos 2 e Lucas 15 Jesus sentava na mesa com pecadores e cobradores de imposto e foi criticados pelos fariseus de que eles eram impuros e que jesus nem lavava as mãos para comer, Jesus respondeu o pecado não é o que entra pela boca mais o que sai da boca a boca destrói pessoas faz com que pessoas se tornem impuros e pecadores, o santo padra Francisco pede quero uma igreja renovada, deixem o espirito santo se manifestar na Igreja quero uma igreja avivada no fogo do espirito santo, no livro do apocalipse Jesus diz eis que bato a porta de você abrir vou ter com você, irmãos estamos na ultima igreja do apocalipse 3 14-22 a Laudiceia o fim dos tempos e Jesus eucarístico nos momentos de adoração ao santíssimo esta presente entre nos porque a distancia porque não chegar perto de Jesus e se curar e revestir com a sua unção com o fogo do espirito santo, eu quero essa unção eu quero sempre estar perto de Jesus e você.....edsonchalegre@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão, que forma mais sublime de estar unido a Jesus do que recebendo a Comunhão? Para que mais?

      Excluir
    2. Ninguém a não ser o ministro ordenado pode tocar o Ostensorio ou a partícula consagrada.
      Assim nos ensina a Santa Madre Igreja e a nós basta simplesmente obedecer.

      Excluir
    3. MAS essa epssoa ai que que escreveu ela ja deu a resposta do por que..."a Mulher tocou as Veste de Jesus e foi curada" quando a o passeio com o santissimo, o Padre é um representante de Cristo, toque as vestes dele com a mesma fé daquela mulher e será curada, a mulher nao tocou no corpo de Jesus. Apenas em suas vestes.

      Excluir
    4. Tocar as vestes do sacerdote também não é um gesto próprio da tradição cristã.
      É preciso tomar cuidado com uma certa mentalidade "mágica". Os textos do Evangelho não devem ser interpretados apenas em sentido literal, mas sim considerando sua dimensão simbólica: o gesto da mulher ao tocar as vestes de Jesus quer indicar sua humildade, não uma espécie de "poder mágico" das vestes.
      Repito o que comentei na resposta anterior: nada deve comparar-se ao gesto de tocar o Senhor ao recebê-lo na Comunhão.

      Excluir
  2. Boa tarde, meu irmão! Parabéns pelo apostolado de tantos anos! Minha pergunta é a seguinte: o que é a "benção do Santíssimo Sacramento" a qual os ministros extraordinários estão proibidos de fazer? A benção é apenas o ato de fazer o sinal da cruz com a custódia ou também inclui o canto do Tão sublime sacramento? Gostaria de saber o que é permitido ao ministro extraordinário da comunhão fazer durante a exposição do Santíssimo. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ritual do Culto Eucarístico fora da Missa indica simplesmente que ao final da adoração o ministro repõe o Sacramento no sacrário (n. 91).
      Quanto ao canto do "Tão sublime", este não está atrelado necessariamente à bênção, de modo que poderia ser entoado como canto eucarístico durante a adoração presidida por um ministro leigo, inclusive em sua forma mais longa ("Vamos todos louvar juntos...").

      Excluir
  3. Boa tarde! Desculpe a pergunta, mas eu até entendi o sentido do véu umeral com o ostensório, porém qual a diferença do Jesus eucarístico presente no ostensório, para o Jesus eucarístico presente na Santa Missa? É uma pergunta sincera, só quero entender o por que do padre tocar um com as mãos e o outro com o véu umeral… Na minha ignorância penso ser “apenas” uma questão litúrgica, é isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante a exposição eucarística no ostensório, o "objetivo" principal da celebração é a adoração. Por isso há uma série de elementos, incluindo o uso do véu umeral, que reforçam a presença real do Senhor na Eucaristia e a importância da adoração.
      Na Comunhão eucarística da Missa, como o próprio nome indica, o "objetivo" principal é a própria comunhão (embora também sejamos convidados a adorar o Cristo que comungamos).

      Excluir