domingo, 22 de julho de 2012

A jarra e a bacia

O conjunto do lavabo (do latim lavabo, eu lavo) é composto por jarra e bacia utilizados para lavar as mãos do sacerdote após a Apresentação das Oferendas, como prescrito pelo Missal Romano.


A jarra e a bacia devem ser feitas preferencialmente de metal, mas pode-se utilizar outro material resistente. Apesar do vidro não ser o mais adequado, pode também ser utilizado.

Para a Celebração Eucarística, o conjunto do lavabo é colocado na credência. Logo após a Apresentação das Oferendas, o acólito ou os coroinhas aproximam-se do sacerdote com a jarra e a bacia e derramam água sobre suas mãos. Em seguida, levam novamente o conjunto do lavabo para a credência.


O próprio sacerdote, o diácono, o acólito e os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, após a Comunhão dos fieis, devem purificar seus dedos. Contudo, neste momento não se usa o conjunto do lavabo, e sim outro recipiente chamado purificatório, semelhante no formato ao cibório, mas de menores proporções. O purificatório permanece igualmente sobre a credência.

13 comentários:

  1. Boa noite.
    * Gostaria de saber o motivo e se é permitido fazer vênia ao sacerdote logo após ele ter lavado as mãos ? É porque na minha paróquia depois que o sacerdote lavou as mãos, ele pediu para fazermos a vênia. Pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cerimonial dos Bispos menciona, nos nn. 76-78, a reverência apenas ao Bispo. Alguns interpretam que esta reverência deveria ser feita também ao presbítero, quando este preside a celebração, mas a Introdução do Missal nada fala a respeito. Portanto, a reverência só é prescrita ao Bispo, quando este preside a celebração.

      Excluir
  2. O lado em que os coroinhas ficam quando lavam as mãos do celebrante,é opcional? Porque uma vez eu levei uma bronca do meu coordenador por "ficar do lado errado".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma normativa sobre isso nos livros litúrgicos. Não existe, portanto, um "lado errado".

      Excluir
  3. É correto que os ministros extraordinários da comunhão "lavem" as mãos no lavabo antes da distribuição da comunhão?

    A água da bacia pode ser devolvida para a jarra após o uso, no ofertório, ou ela deve ficar na bacia? Aqui, no caso, colocamos a jarra em cima da bacia cheia de água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Não está previsto que os Ministros Extraordinários da Comunhão lavem as mãos antes da distribuição da Comunhão. Devem lavar as mãos antes da celebração na sacristia por questões de higiene e ao menos purificar os dedos após a distribuição da Comunhão. Neste caso convém usar um recipiente distinto da jarra e da bacia usados pelo sacerdote.

      2. A água convém ser descartada após a celebração. Seria melhor colocar a jarra ao lado da bacia com água.

      Excluir
  4. Fiquei algum tempo sem servir e conforme informações consegui tirar minhas dúvidas

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde
    Gostaria de saber o valor
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este blog é dedicado apenas ao estudo da Liturgia. Não vendemos objetos litúrgicos. Recomendo procurar sites de lojas especializadas.

      Excluir
  6. Na minha paróquia tem três sacerdotes, o mais velho disse que não é litúrgico levar o lavabo para o Padre lavar os dedos após a comunhão e ele não lava... E já os outros dois já lavam.
    O mesmo me questionou porque eu sempre levo o lavabo para o Padre no pós comunhão e disse para eu mostrar onde está escrito que tem que fazer... Você consegue me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A orientação é dada no n. 278 da Instrução Geral do Missal Romano (3ª edição): "Sempre que algum fragmento da hóstia aderir aos dedos, principalmente após a fração ou a Comunhão dos fiéis, o sacerdote limpe os dedos sobre a patena ou, se necessário, lave-os".
      Geralmente o sacerdote purifica os dedos ao purificar o cálice. Contudo, se a purificação do cálice for feita pelo diácono, o sacerdote pode purificar os dedos em um recipiente adequado ou mesmo lavar as mãos. Mas não é obrigatório (note-se que o texto diz "se necessário").

      Excluir
  7. Tendo a igreja mais de um lavabo, um deles pode ser utilizado no rito do lava-pés?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Apenas no caso do lava pés convém que a jarra e a bacia sejam de maiores proporções.

      Excluir