quarta-feira, 25 de julho de 2012

O asperge e a caldeirinha

O asperge ou aspersório (do latim aspergere, espalhar) é um tubo de metal com pequenos furos na ponta utilizado para a aspersão de água benta sobre os fieis. Dentro do tubo do asperge já está contida a água benta.


Ao invés do asperge pode-se utilizar a hissope e a caldeirinha. A hissope (de Hyssopus officinalis, gênero de planta utilizado na Antiguidade em aspersões rituais), é muito semelhante ao asperge, diferindo deste pelo fato de não conter água em si mesma. Necessita-se então da caldeirinha, recipiente em forma de vaso, mormente com uma alça, que contém a água benta.


Na Celebração Eucarística, o asperge ou hissope com a caldeirinha é utilizado quando se adota a forma do Ato Penitencial com aspersão dos fieis. Também é utilizado naquelas Missas em que se acrescenta alguma bênção, por exemplo, a bênção dos ramos, das cinzas, das velas, entre outras.

Em alguns sacramentos e em praticamente todos os sacramentais, a aspersão com água benta é igualmente utilizada, como sinal da bênção de Deus.


Em todas as celebrações com aspersão de água benta, coloque-se o asperge ou a caldeirinha sobre a credência ou outra mesa, nunca sobre o altar. No momento em que for necessário, será levado ao sacerdote pelo acólito, coroinha ou cerimoniário.

2 comentários:

  1. Boa tarde!
    Gostaria de saber quais os momentos/celebrações que pode-se fazer a aspersão da água benta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muitas celebrações: praticamente todas as bênçãos e diversos outros momentos, prescritos nos diversos livros litúrgicos. Podemos preparar uma postagem sobre este tema no futuro. Grato pela pergunta.

      Excluir