sexta-feira, 20 de julho de 2012

As galhetas

As galhetas (do espanhol galleta, pequeno vaso) são dois pequenos frascos de vidro destinados a conter o vinho e a água para a Celebração Eucarística, desde o início da celebração até o momento da Apresentação das Oferendas.


O sentido de manter o vinho e a água nas galhetas e não no cálice é justamente para dar sentido ao rito da mistura da gota de água no vinho no momento da Apresentação das Oferendas: nossa humanidade, simbolizada pela gota d’água, é oferecida a Deus junto à divindade de Cristo, simbolizada pelo vinho.

Para a Celebração Eucarística, as galhetas são colocadas na credência. No momento da Apresentação das Oferendas, o acólito ou os coroinhas levam-nas ao diácono ou, na sua ausência, ao próprio sacerdote, que impõe o vinho e a água no cálice recitando a oração prescrita no Missal Romano. As galhetas são então levadas novamente à credência.


Ao menos nas celebrações mais solenes, as galhetas podem ser trazidas processionalmente ao altar por alguns fieis, juntamente com os cibórios, imediatamente antes da Apresentação das Oferendas.

A galheta da água pode ser acompanhada de uma pequena colher, que auxilia na imersão da gota de água junto ao vinho no cálice.


As galhetas podem ser entregues ao acólito, assim como a patena com o pão, em sua instituição.

Um comentário: