quinta-feira, 26 de julho de 2012

As crismeiras

As crismeiras (do grego chrismein, ungir), também chamadas em alguns lugares de âmbulas, são três pequenos vasos destinados a conservar os Óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos e o Santo Crisma.


As igrejas catedrais devem possuir crismeiras maiores, utilizadas na bênção dos Santos Óleos pelo Bispo na Quinta-feira Santa. Após esta celebração, os óleos são levados pelos pároco às diversas igrejas da diocese, onde são armazenadas em crismeiras menores.

Cabe aos sacerdotes zelar pela conservação dos Santos Óleos em cada paróquia, guardando-os em um lugar digno na sacristia. Velem igualmente para que os Óleos sejam utilizados única e exclusivamente nas celebrações litúrgicas.


O Óleo dos Enfermos utiliza-se apenas na Unção dos Enfermos. O Óleo dos Catecúmenos apenas na celebração do Batismo. E o Santo Crisma no Batismo, na Confirmação, nas Ordenações de presbíteros e bispos e na Dedicação de altares e igrejas.

Nas celebrações com uso dos Óleos, coloquem-se as crismeiras na credência ou em outra mesa digna. Quando for necessário, o diácono, o acólito ou um coroinha leva a crismeira ao sacerdote, não esquecendo de levar também um pouco de algodão para que este retire o excesso de óleo dos dedos.


O óleo que tiver sobrado de um ano para o outro deve ser queimado. A cada ano se devem utilizar os Óleos que foram abençoados pelo Bispo na Quinta-feira Santa do mesmo ano.

Um comentário: