quinta-feira, 19 de julho de 2012

A pala

A pala (do latim palliare, cobrir) é um cartão quadrado coberto com linho ou outro pano utilizado para cobrir o cálice durante a Liturgia Eucarística. Pode seguir a cor litúrgica ou ser sempre branca.


Para a Celebração Eucarística, a pala permanece sobre o cálice e é levada ao altar junto deste no momento da Apresentação das Oferendas. Após a imposição do vinho e da água no cálice, este é coberto com a pala. Esta só é retirada antes da epiclese, sendo então recolocada após a Consagração. É retirada novamente durante a Doxologia Final, durante a imposição da fração da hóstia no cálice e durante a Comunhão do sacerdote.  Após a Comunhão, é levada com o cálice novamente para a credência.

Se houverem vários cálices, convém que cada um seja coberto com uma pala. O mesmo vale para as âmbulas próprias para a comunhão sob as duas espécies, que possuem igualmente um cálice.


A função de colocar e retirar a pala é própria do diácono ou, na sua falta, do acólito instituído. Na ausência de ambos, cabe ao próprio sacerdote ministrar a pala.

6 comentários:

  1. Boa noite, preciso da pala verde e vermelha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Nosso blog é dedicado apenas ao estudo da Liturgia. Você precisa pesquisar em lojas especializadas na venda de objetos litúrgicos.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Nosso blog é dedicado apenas ao estudo da Liturgia. As imagens das postagens são meramente ilustrativas. Você precisa pesquisar em lojas especializadas na venda de objetos litúrgicos.

      Excluir
  3. Bom dia, é verdade que a Pala, também representa a pedra que colocaram no túmulo de Jesus Cristo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é uma interpretação proposta por alguns autores na Idade Média que faz parte de um fenômeno chamado alegorese ou alegorismo, que consiste em “forçar” um simbolismo onde este não existe. É uma interpretação que mais atrapalha do que ajuda a compreender o mistério.

      Excluir