sábado, 28 de julho de 2012

A naveta

A naveta (do latim naveta, pequena nave, referência ao seu formato) é o vaso destinado a conter os grãos de incenso que são queimados nas celebrações solenes. É conduzida nas procissões por um acólito ou coroinha denominado naveteiro ou naviculário.


Para a Celebração Eucarística, antes da procissão de entrada, a naveta deve ser apresentada ao sacerdote para que este imponha o incenso sobre as brasas no turíbulo. Na procissão, o naveteiro caminha à esquerda do turiferário, à frente da procissão.

Chegando à frente do altar, o naveteiro faz uma reverência breve (inclinando apenas a cabeça) e aguarda com o turiferário à direita do altar a chegada do sacerdote e a incensação da cruz e do altar.


Nos demais momentos da celebração em que se usa o incenso (Evangelho, Apresentação das Oferendas e Sanctus) o naveteiro igualmente acompanha o turiferário, apresentando a naveta ao sacerdote ou diácono quando necessário.

Nas demais celebrações feitas com solenidade em que se utiliza o incenso, o naveteiro também acompanhe o turiferário seguindo as orientações dos livros litúrgicos para cada celebração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário