sexta-feira, 27 de julho de 2012

A cruz processional

A cruz processional, como o próprio nome diz, é uma cruz com a imagem do crucificado que possui uma haste e é conduzida nas procissões por um acólito ou coroinha denominado cruciferário.


Para a Celebração Eucarística, o cruciferário conduz a cruz processional elevada na procissão de entrada, ladeado pelos acólitos ou coroinhas com castiçais de velas acesas. Se houver incenso, este precede a cruz. Do contrário, a cruz guia a procissão. À procissão de saída, se feita com solenidade, proceda-se da mesma forma.

Chegando à frente do altar, o cruciferário faz uma reverência breve (inclinando apenas a cabeça). Se não houver outra cruz com a imagem do crucificado no presbitério, a cruz processional é colocada junto do altar; se houver, a cruz processional é colocada em um lugar digno na sacristia.


Nas demais celebrações em que há procissão, sempre deve haver o cruciferário que leva a cruz processional elevada à frente da procissão, precedida ou não pelo incenso.

14 comentários:

  1. Respostas
    1. Indicamos as fontes da pesquisa na primeira postagem desta série:Introdução Geral do Missal Romano (IGMR) e Cerimonial dos Bispos.
      Podemos, porém, revisar as postagens e colocar em cada uma os respectivos números da IGMR e do Cerimonial.
      Grato pela participação.

      Excluir
    2. Faça isso então, caso contrário seu colocação ficará insegura, sem a designação da fonte a qual foi extraído a informação.

      Excluir
  2. Estou fazendo a formação para acólito em minha paróquia e em uma de nossas comunidades não tem cruz no altar um dos acólitos q dão a formação disse q a cruz processional entra de costas quando não há cruz no altar e é colocada ao lado do altar outro disse q entra normalmente e é colocada do lado do altar. Você poderia me informar sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Introdução Geral do Missal Romano (3ª edição) afirma no n. 122 que quando não há outra cruz no presbitério, a cruz processional é colocada junto ao altar. Nunca é mencionado nos livros litúrgicos que a cruz seja levada de costas: o costume é conduzi-la sempre de frente.

      Excluir
  3. Se tiver uma cruz pintada no fundo mesmo e uma sobre o altar a cruz processional fica do lado do altar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Introdução Geral do Missal Romano (3ª edição) afirma no n. 122 que a cruz do altar deve ser uma só. Assim, se há uma cruz no fundo da abside e esta é bem visível aos fiéis, não se deve colocar outra cruz sobre o altar nem a cruz processional ao lado deste.
      O mesmo n. 122 afirma que se já há uma cruz no presbitério, a cruz processional é colocada em um lugar adequado fora dele (na sacristia, por exemplo).

      Excluir
  4. Em que lado do altar deve ser colocada a cruz processional quando não se tem a cruz do altar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma norma a respeito. Geralmente se coloca no lado oposto ao ambão, apenas por uma questão de estética, para não sobrecarregar de símbolos apenas um lado do presbitério. Porém, repito, isto não é uma norma.

      Excluir
  5. A cruz processional d aminha comunidade, está com muita ferrugem e acaba sujando a vestimenta dos coroinhas. Tem esta cruz com cabo galvanizado que não corrói?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa pesquisar em lojas especializadas na venda de objetos litúrgicos. Nosso blog é dedicado apenas ao estudo.

      Excluir
  6. Lembro de há muito tempo, não sei onde, ter lido algo sobre, em uma situação muitíssimo específica, a cruz processional ser levada de costas, voltada para o celebrante. Não lembro bem do motivo mas acho que tinha algo a ver com o cardinalato. Poderia me dar uma orientação? Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse gesto era previsto quando o Arcebispo Metropolitano (não necessariamente Cardeal) se dirigia solenemente a uma igreja, endossando suas vestes corais. Por exemplo, quando ia tomar posse na Catedral. Nesse caso se utilizava a cruz arquiepiscopal, com duas traves ao invés de uma, voltada para o próprio Arcebispo.
      O atual Cerimonial dos Bispos, promulgado em 1984, ainda prevê o uso da cruz arquiepiscopal quando o Arcebispo se dirige solenemente a uma igreja, porém, indicando que a cruz é levada com a imagem do Crucificado voltada para frente (n. 79).

      Excluir