terça-feira, 24 de julho de 2012

O atril e a pulvinária

O atril (originado provavelmente do latim lectroril, do leitor) é uma estante, de metal, de madeira ou de outro material resistente, colocada sobre o altar durante a Liturgia Eucarística para sustentar o Missal Romano, facilitando sua leitura pelo sacerdote.


Ao invés do atril pode-se utilizar uma almofada, a pulvinária (do latim pulvinar, almofada). Esta, como a toalha do altar, deve ser sempre branca. A pulvinária deve ser bem firme, a fim de que o Missal não fique escorregando durante a Liturgia Eucarística.

No início da Celebração Eucarística, o atril (ou a pulvinária) é colocado na credência, nunca sobre o altar. No momento da Apresentação das Oferendas, um acólito ou coroinha leva-o ao altar juntamente com o Missal, posicionando-o geralmente do lado esquerdo do sacerdote. Após a Comunhão do sacerdote, é retirado do altar com o Missal e colocado novamente na credência.

2 comentários:

  1. Salve Maria!
    Existe alguma rubrica acerca da cor da pulvinária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma normativa clara. Aconselhamos que seja branca por uma questão de bom senso: para não chamar atenção para ela. É um objeto simplesmente funcional, não simbólico.

      Excluir