quinta-feira, 1 de março de 2012

A Grande Quaresma na Tradição Bizantina: A Pré-Quaresma

A Grande Quaresma, na tradição bizantina, em muito assemelha-se à Quaresma de tradição romana. Tempo litúrgico de 40 dias que antecede e prepara a Páscoa do Senhor, a Quaresma é marcada por um caráter penitencial e pelo apelo à conversão para bem celebrar as solenidades pascais. Para os bizantinos, a Quaresma que antecede a Páscoa recebe o nome de “Grande” primeiramente por sua importância, mas também para diferenciá-la das outras três Quaresmas, as quais antecedem o Natal, a Festa de S. Pedro e S. Paulo e a Festa da Dormição de Maria.


A Pré-Quaresma

Na tradição bizantina, os quatro domingos que precedem a Grande Quaresma formam o Tempo da Pré-Quaresma, pois preparam os fieis para viverem plenamente a penitência quaresmal, a partir da compreensão dos motivos da penitência e da súplica pelas disposições espirituais para bem vivê-la. Nestes domingos evidenciam-se a Misericórdia e a Justiça de Deus, perante as quais devemos reconhecer-nos pecadores e fazer penitência.

Domingo do Fariseu e do Publicano: A contemplação da parábola do Fariseu e do Publicano (Lc 18, 9-14) deve conduzir-nos a abandonar toda espécie de orgulho e reconhecer humildemente nossa condição de pecadores.


Fujamos da soberba do fariseu e aprendamos a humildade do publicano, manifestada pela sua compunção, clamando ao Salvador: Perdoai-nos, Vós o único clemente”

Domingo do Filho Pródigo: Neste domingo, a parábola do Filho Pródigo (Lc 15, 11-32) recorda -nos que, apesar de nossos pecados, Deus nos acolhe de braços abertos se nos arrependermos e voltarmos para Ele.


Quando abandonei com insensatez a glória paterna, desperdicei no mal a fortuna que me destes. Por isso, eu Vos clamo como o filho pródigo: pequei contra Vós, ó Pai misericordioso; recebei-me arrependido e fazei-me um de vossos mercenários”

Domingo da Abstinência da Carne: Diante da cena do Juízo Final (Mt 25, 31-46), os fieis devem tomar consciência de que seremos julgados por nossas obras. Portanto, devemos arrepender-nos de nossos pecados e procurar fazer boas obras. A partir deste Domingo, os fieis são aconselhados a absterem-se de carne, mormente nas quartas e sextas-feiras.
Na Véspera deste domingo, celebra-se uma vigília de oração pelos fieis defuntos, a Vigília do Psicosábado (Sábado da Alma).


Ó Deus, quando vierdes em vossa glória sobre a terra e todos ficarem tremendo e o rio de fogo correndo diante do tribunal; os livros estiverem abertos e o que estava oculto tornar-se público; então, ó Justo Juiz, livrai-me do fogo que não se apaga e tornai-me digno de ser colocado à vossa direita”

Domingo da Tirofagia (da Abstinência de Laticínios): O Evangelho (Mt 6, 14-21) recorda-nos a importância do perdão mútuo e do verdadeiro jejum, alegre e feito às ocultas. Para que Deus nos perdoe, devemos igualmente perdoar aos nossos irmãos e jejuar para expiar nossos pecados. A partir deste Domingo, os fieis são aconselhados a absterem-se não só de carne, mas também de laticínios, de ovos, enfim, de todo alimento de origem animal.

Este Domingo é também chamado Domingo de Perdão, pois antes da Divina Liturgia sacerdote e fieis pedem-se perdão mutuamente, atentos ao convite do Evangelho.


Domingo do Perdão em Paróquia Melquita (2012)
Na segunda-feira após este Domingo, começa a Grande Quaresma.

Vós, Senhor, que sois o orientador para a sabedoria, o doador da prudência, o mestre dos ignorantes e o amparo dos desafortunados, fortalecei meu coração e dotai-o de compreensão. Dai-me o poder da palavra, ó Verbo do Pai, pois não reterei meus lábios de Vos clamar: Ó misericordioso, tende piedade de mim que sou decaído”

REFERÊNCIAS:

DONADEO, Maria. O Ano Litúrgico Bizantino. São Paulo: Ave Maria, 1998.

ROSSO, Stefano. La Celebrazione della Storia della Salvezza nel Rito Bizantino. Città del Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2010.

SERBAI, Paulo. A Grande Quaresma na Igreja Ucraniana do Rito Bizantino. Trabalho de Conclusão de Curso de Teologia. Studium Theologicum: Curitiba, 1995.

CRÉDITO DAS FOTOS: A Luz do Oriente

Nenhum comentário:

Postar um comentário